Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Maquete "Domótica"  (Lida 16412 vezes)

Offline serial_killer

• Cristal
Maquete "Domótica"
« em: Setembro 15, 2008, 19:54:29 pm »
Boas,

Pretendo construir uma maquete de uma casa inteligente (Domótica). Alguem já fez alguma? Podem facultar projecto, ideias, esquemas electrónicos, etc?

Queria tentar fazer um motor dar meia volta (ou 1/4) para abrir a porta quando algo passasse um local

Pelo que já pensei, o melhor seria um motor passo a passo e um diodo emissor e um fotodiodo. Quando o objecto passasse, o fotodiodo deixaria de receber sinal, passaria a 0 e com um inversor, passaria a 1. Esse 1 iria ligar o motor É possível? Tenho poucos conhecimentos, queria aprender com quem sabe...

A maior dúvida está em como gerar o sinal decimal para o motor passo a passo... Ajuda.... Isto é super importante...

Há cá um tópico com isto só que todos os links tão desactualizados...
« Última modificação: Outubro 10, 2008, 11:02:42 am por serial_killer »

Offline southafrikanse

• Moderador Global
  • Esforço, Dedicação, Devoção e Glória
    • Eurico Leite - Personal Blog
Re: Maquete "Domótica"
« Responder #1 em: Setembro 16, 2008, 01:52:10 am »
Penso que uma PIC serve exactamente para o que precisas.

Pode fazer tudo aquilo que precisas e ainda mais.

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #2 em: Setembro 16, 2008, 02:51:40 am »
Acho que só fazer a maquete já vos vai levar o tempo... aprender electrónica e a programar microcontroladores para pôr as portas a mexer parece-me que vos vai levar demasiado tempo para o tempo total que devem ter para o projecto. Ou arranjam algum mecanismo desses já feito ou é melhor pensarem em alguma alternativa mais simples.
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui

Offline José Flor

• Vigiado
  • *
  • OzFlor - José Flor
« Responder #3 em: Setembro 16, 2008, 03:48:21 am »
.
« Última modificação: Dezembro 25, 2010, 12:01:00 pm por José Flor »

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #4 em: Setembro 16, 2008, 16:10:29 pm »
Uma PIC, explica-te....

A maquete é a grande escala, com acrilico ou coisa do genero e não contempla grande parte das "cagalhices" de uma casa. O mais difícil é criar o sistema eletrónico... Explica lá o que é uma PIC e como funciona...

Eu tenho até maio para ter isto pronto a apresentar. Somos 3 pessoas. Os meus 2 colegas vão ficar encarregues de construir a maquete, eu estou mais virado para a parte da eletrónica...

Queria fazer:
1 sensor de movimento para pelo menos 1 divisão para acender um led quando algo lá passasse
1 comando e receptor para abrir a porta da garagem
1 porta de entrada que abra sozinha quando alguem interromper o feixe diodo emissor ----- fotodiodo
leds que acendam e apagam pelo PC
Abrir e fechar as janelas pelo PC ou com uma fotocélula...

Ora, já andei a pesquizar. Um PIC é um microprocessador programavel. Vai envolver que eu crie uma placa para o programar e dominar a linguagem C (a C++ não é igual? Qual é o compilador que recomendam?)

« Última modificação: Setembro 26, 2008, 16:57:46 pm por JDrEd »

Offline gadelhas

• Administrador Geral
« Responder #5 em: Setembro 16, 2008, 17:04:17 pm »
Ora, já andei a pesquizar. Um PIC é um microprocessador programavel. Vai envolver que eu crie uma placa para o programar e dominar a linguagem C (a C++ não é igual? Qual é o compilador que recomendam?)

Viva;

Não tem que sêr necessáriamente C, pode sêr assembler ou basic. Visto que não conheces nada, aconselho o compilador PicBasic para começares. Contudo tens sempre que têr um programador.

Vêr este link do tutorial do RESINBA
http://www.electronicapt.com/forum/index.php/topic,523.0.html

Abraço
Gadelhas

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #6 em: Setembro 16, 2008, 17:13:11 pm »
Sexta à tarde sou capaz de ir a lisboa à dimofel comprar o material para começar a aventurar-me. Preciso é de uma lista exaustiva do material necessário...

Já saquei um simulador eletrónico para começar a testar as minhas ideias...

Viva;

Não tem que sêr necessáriamente C, pode sêr assembler ou basic. Visto que não conheces nada, aconselho o compilador PicBasic para começares. Contudo tens sempre que têr um programador.

Vêr este link do tutorial do RESINBA
http://www.electronicapt.com/forum/index.php/topic,523.0.html

E o pic é capaz de fazer o que eu quero?

Alguem me pode ajudar e acompanhar ao longo deste projecto? Eu dou a volta a muita coisa mas não a tudo :( Estou a iniciar-me um pouco à força mas isto tem de ir para lá

Onde é que vou arranjar um programador do PIC?? Custa 90€  :o :o :o

Como é que posso fazer os circuitos impressos? Sai muito caro manda-los fazer?

Qual é o melhor esquema de programador? :/ Estou à nora, é bastante informação e muito confusa
« Última modificação: Setembro 26, 2008, 17:00:01 pm por JDrEd »

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #7 em: Setembro 16, 2008, 18:51:10 pm »
Eu tenho aqui um programador PIC básico de ligar à porta série do PC, e um PIC 16C84 (antiguinho penso eu). Usei-o há uns 8 ou 9 anos para experimentar o PIC, mas nunca consegui gostar de PICs e então, depois de 2 ou 3 testes, arrumei-os e nunca mais lhes mexi. Como pelos vistos moras aqui na zona de Lisboa, se quiseres e não tiveres medo de andar no comboio na linha de Sintra para o vir buscar :), posso emprestar-te o programador e o PIC para experimentares e usares nesse teu projecto pelo tempo que quiseres, não me fazem falta nenhuma. Agora, eu não sei é se há software para usar este programador, e não sei também se dá para programar outros modelos mais actuais, mas acho que outras pessoas aqui no fórum poderão ajudar-te em relação a isso (talvez no tópico do tutorial do RESINBA). Eu usava um programa de DOS que já nem me lembro o nome.
A foto do programador está em baixo. Tinha o esquema mas já o perdi, era um esquema que veio numa revista, tem uns díodos zener (1 dos quais de 13V), um 78L05 e pouco mais.

Nota: não percebo nada de PICs (nem quero perceber), por isso não vale a pena pedirem-me ajuda nesse assunto.
« Última modificação: Setembro 26, 2008, 17:01:09 pm por JDrEd »
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #8 em: Setembro 16, 2008, 19:05:11 pm »
Será que funciona com o pic 16F84?

Eu não tenho problema nenhum em ir à linha de sintra buscar isso... Será que serve?

Eu gostava de construir um (começava já a contar para a nota) mas não sei qual é o esquema que deva usar .... Foste tu que imprimiste o circuito?

Pessoal, dêem lá uma ajuda...

Isto está a tornar-se demasiado complicado  :-\ :-\ :-\

Estou a um passo de desistir deste projecto :'( :'( :'( :'( Não tenho conhecimentos suficientes... Ou alguem daqui me ajuda bem à séria ou eu tenho mesmo de mudar de projecto... Há tanta centena de esquema, tanta treta possivel...

Eu só preciso que o chip abra uma porta e acenda uma luz quando detectar a passagem de algo num sensor e que apague a luz e feche a porta quando detecte noutro...

« Última modificação: Setembro 26, 2008, 17:02:24 pm por JDrEd »

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #9 em: Setembro 16, 2008, 19:25:05 pm »
Isto está a tornar-se demasiado complicado  :-\ :-\ :-\
Parece que estás finalmente a acordar para a realidade :)

Tenho a sensação que achas que é só ir à Dimofel comprar umas peças, chegar a casa e montar, e passada uma semana tens as portas a mexer. Pois não é assim tão fácil, e só aprender a programar um PIC ou qualquer outro microcontrolador já te leva umas semanas, se não tens experiência de programação nem de electricidade/electrónica. Já para não falar no resto. Tempo para fazeres umas coisas até parece que tens, ainda são uns 6 ou 7 meses até Maio, mas ias ter que te aplicar regularmente, e não ias obter nenhuns resultados de um dia para o outro (que é o que me parece que pretendes, a avaliar pela "pressa" com que estás). E ias precisar de preseverança, pois às vezes andamos a bater com a cabeça nas paredes a tentar perceber porque é que isto ou aquilo não funciona.

Ninguém aqui te vai acompanhar ou ser teu tutor nesse projecto, aqui toda a gente tem coisas para fazer. O máximo que se faz aqui é ir dando algumas dicas e orientação, mas sempre sem qualquer obrigação e no tempo livre de cada um, como é óbvio. Porque é que não tentas arranjar um orientador na tua escola, um prof. de electrotecnia (assumo que seja um trabalho para a escola)? Até pode ser que ele te dê outras ideias melhores para implementares o que pretendes.

Offline southafrikanse

• Moderador Global
« Responder #10 em: Setembro 17, 2008, 03:13:09 am »
Tal como o Jose Flor disse, estas coisas têm que ser planeadas com calma.

1 sensor de movimento para pelo menos 1 divisão para acender um led quando algo lá passasse

Detector de presença por infravermelhos.

Logo para já precisas de uma entrada da PIC para este valor (0 ou 1) e uma saída para ligar/apagar o LED. 

1 comando e receptor para abrir a porta da garagem.

Tratando de uma maquete domótica, faz mais sentido usar a rádio frequência. Eu por acaso no meu projecto final estou a usar o ZigBee da Digi. Mas podes usar também por infravermelhos.

1 porta de entrada que abra sozinha quando alguem interromper o feixe diodo emissor ----- fotodiodo

A tua PIC teria uma entrada para detectar a presença de alguém (sensor por infravermelhos) e uma saída para actuar na porta (motor passo a passo).

leds que acendam e apagam pelo PC

Como queres fazer? Por RS232 ou porta paralela? Se fores por RS232 (mais usual) vais precisar de um conversor de níveis (MAX232 ou MAX233, sendo este mais caro que o primeiro mas não precisa de condensadores) para estabelecer a comunicação com o PC. Vais ter que criar um programa para controlar isto (podes usar o Visual Basic para isto). Envias a informação para a PIC e usas uma saída desta para acender os LEDs.

Abrir e fechar as janelas pelo PC ou com uma fotocélula...

O mesmo que o anterior só que em vez dos LEDs, é um motor. Em relação à foto-célula (quando a luminosidade baixa/aumenta) um simples LDR resolverá o teu problema. Mas sendo um LDR precisas de um conversor A/D para converter os dados recebidos em digital (por exemplo o ADC0809).

Em termos de hardware, não é díficil de implementar. Vais perder tempo é a programar visto que não sabes os conceitos (se bem que não falta informação por aí bem mesmo aqui no fórum podemos te ajudar). Precisas é de ter uns conhecimentos básicos de programação.

Em termos de programador, podes fazer tu mesmo: http://www.webtuga.com/forum/programador-de-microcontroladores-pic-da-microchip-t23339.html

Em termos de fazer os circuitos impressos, já existem tutoriais que explicam como fazer. Mas numa fase inicial deves montar e testar tudo em breadboards antes de passar em definitivo para PCB.

Fica já o aviso, é um projecto arrojado e digno de uma cadeira da faculdade com projecto mas, só uma pessoa não vai lá. Precisas mesmo de ajuda. Vais ter que dizer aos teus colegas para ajudarem também...

Se vires-te lixado com PICs podes usar microcontroladores da ATMEL (como o AT89S51 ou AT89S8252 ou AT89S8253). Existem várias opções.

Em termos de linguagem, C é mais fácil de entender que Assembler e podes usar os compiladores já referidos, ou o MikroC, ou o Keil.

Todos aqui podemos te ajudar mas no meu caso, como ando ocupado com projecto final (por acaso é uma rede domótica sem fios), não tenho tempo para já. Apenas a partir do final de Outubro vejo a luz ao fundo do túnel :>

« Última modificação: Setembro 17, 2008, 10:29:01 am por southafrikanse »

Offline José Flor

• Vigiado
  • *
  • OzFlor - José Flor
« Responder #11 em: Setembro 17, 2008, 09:23:51 am »
.
« Última modificação: Dezembro 25, 2010, 11:31:44 am por José Flor »

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #12 em: Setembro 17, 2008, 15:43:06 pm »
Boas, já fiz um programador para o PIC e tudo  ;D ;D (P.S: Eu tenho conhecimentos em electrónica e programação aprende-se...)

Construi este: http://www.edutecbauru.com.br/cursopic/aula11.htm

Só falta a alimentação externa (que é o mais complicado de encontrar, um transformador de 15V com 500mhA)

Já estou a começar a pesquisar o detector de presença xD

Achas mais simples usar IV ou rádio? Eu rádio tambem era interessante, já começava a envolver ainda mais a area do curso superior que quero seguir (Redes e telecomunicações)

Hoje vou tentar terminar o meu programador ou então amanhã já fica a funcionar garantidamente (a escola tem fontes de alimentação que podem ser ajustadas).

Já tenho uma breadboard das grandes  ;D ;D Já andava na mania de comprar uma à bué, agora já a tenho  ;D ;D É um investimento para o futuro.... Ferro de soldar, etc isso já tinha...

Primeiro vou aprender a trabalhar com o PIC.... Preciso de coisas simples, do genero: Se o pin 1 do PORTA =1, set 1 na PORTB

Amanhã vamos começar a fazer os projectos a sério... A parte complicada disto é aplicar os condensadores e resistências no meio disto tudo...  :-\ :-\

Não dá para adaptar de 24V para 15V?

Eu usei 2 especies de led para o subinha do IST mas não me recordo da designação deles. Sei que é o ideal porque um emite e o outro recebe e isso é utilizado pelo circuito...

Faz assim. Informa aqui o que tu estás a estudar e o tempo que tens para o projeto. Assim poderemos recomendar algum tipo de projeto que vai ao encontro dos teus objectivos.
Abraços
José Flor

Eu estou a estudar Ciencias e tecnologias ou seja, é só teoria de Fisica etc...  ;D ;D Só que já tenho vindo a adquirir conhecimentos ;)

Estou a começar a usar o ISIS para começar a experimentar os circuitos... Estou a começar a inventar para ver o que consigo fazer...

O dificil disto é mesmo desenhar e saber o que escrever para programar... :/ Montar é a parte fácil
« Última modificação: Setembro 26, 2008, 17:04:22 pm por JDrEd »

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #13 em: Setembro 17, 2008, 18:53:24 pm »
Estou a começar a usar o ISIS para começar a experimentar os circuitos... Estou a começar a inventar para ver o que consigo fazer...

O dificil disto é mesmo desenhar e saber o que escrever para programar... :/ Montar é a parte fácil

Offline southafrikanse

• Moderador Global
« Responder #14 em: Setembro 17, 2008, 19:51:49 pm »
Se tens dificuldade em escrever aka "pensar como um programador" começa por fazer fluxogramas. A partir daí consegues já ter uma ideia de pôr o programa a funcionar.

Normalmente os compiladores trazem exemplos básicos de como ligar/desligar um LED, as rotinas para comunicar pela porta série e afins. Podes sempre tentar ver por aí as coisas :>