Tal como o Jose Flor disse, estas coisas têm que ser planeadas com calma.
1 sensor de movimento para pelo menos 1 divisão para acender um led quando algo lá passasse
Detector de presença por infravermelhos.
Logo para já precisas de uma entrada da PIC para este valor (0 ou 1) e uma saída para ligar/apagar o LED.
1 comando e receptor para abrir a porta da garagem.
Tratando de uma maquete domótica, faz mais sentido usar a rádio frequência. Eu por acaso no meu projecto final estou a usar o ZigBee da Digi. Mas podes usar também por infravermelhos.
1 porta de entrada que abra sozinha quando alguem interromper o feixe diodo emissor ----- fotodiodo
A tua PIC teria uma entrada para detectar a presença de alguém (sensor por infravermelhos) e uma saída para actuar na porta (motor passo a passo).
leds que acendam e apagam pelo PC
Como queres fazer? Por RS232 ou porta paralela? Se fores por RS232 (mais usual) vais precisar de um conversor de níveis (MAX232 ou MAX233, sendo este mais caro que o primeiro mas não precisa de condensadores) para estabelecer a comunicação com o PC. Vais ter que criar um programa para controlar isto (podes usar o Visual Basic para isto). Envias a informação para a PIC e usas uma saída desta para acender os LEDs.
Abrir e fechar as janelas pelo PC ou com uma fotocélula...
O mesmo que o anterior só que em vez dos LEDs, é um motor. Em relação à foto-célula (quando a luminosidade baixa/aumenta) um simples LDR resolverá o teu problema. Mas sendo um LDR precisas de um conversor A/D para converter os dados recebidos em digital (por exemplo o ADC0809).
Em termos de hardware, não é díficil de implementar. Vais perder tempo é a programar visto que não sabes os conceitos (se bem que não falta informação por aí bem mesmo aqui no fórum podemos te ajudar). Precisas é de ter uns conhecimentos básicos de programação.
Em termos de programador, podes fazer tu mesmo:
http://www.webtuga.com/forum/programador-de-microcontroladores-pic-da-microchip-t23339.htmlEm termos de fazer os circuitos impressos, já existem tutoriais que explicam como fazer. Mas numa fase inicial deves montar e testar tudo em breadboards antes de passar em definitivo para PCB.
Fica já o aviso, é um projecto arrojado e digno de uma cadeira da faculdade com projecto mas, só uma pessoa não vai lá. Precisas mesmo de ajuda. Vais ter que dizer aos teus colegas para ajudarem também...
Se vires-te lixado com PICs podes usar microcontroladores da ATMEL (como o AT89S51 ou AT89S8252 ou AT89S8253). Existem várias opções.
Em termos de linguagem, C é mais fácil de entender que Assembler e podes usar os compiladores já referidos, ou o MikroC, ou o Keil.
Todos aqui podemos te ajudar mas no meu caso, como ando ocupado com projecto final (por acaso é uma rede domótica sem fios), não tenho tempo para já. Apenas a partir do final de Outubro vejo a luz ao fundo do túnel :>