Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Circuito fácil e divertido para iniciantes  (Lida 8827 vezes)

Offline José Flor

• Vigiado
  • *
  • OzFlor - José Flor
Re: Circuito fácil e divertido para iniciantes
« Responder #15 em: Novembro 24, 2008, 10:29:08 am »
.
« Última modificação: Dezembro 21, 2010, 11:08:51 am por José Flor »

Offline jairson

• Fusivel
  • *
« Responder #16 em: Novembro 25, 2008, 17:18:32 pm »
achei engraçado este circuito e vou monta-lo para ver .obrigado ,volto mais tarde a dar noticias

Offline NE555

• Cristal
    • Technologically thinking...
« Responder #17 em: Janeiro 17, 2009, 18:10:23 pm »
HEY eu fiz um igual mas com NE555!
dava frequencias malukas... agora foi-se tirei do breadboard...
 aki está ele mas sem esquemático

http://s498.photobucket.com/albums/rr346/AmandoAbreu/?action=view&current=iceelectromnisc003.flv

RoAra

• Visitante
calculos Re: Circuito fácil e divertido para iniciantes
« Responder #18 em: Janeiro 23, 2009, 17:01:10 pm »
Como se calcula o valor de determinada rsistência para este circuito e em geral?
alguém pode dar um exemplo prático?

Obrigado!  ;)

Offline Mortymore

• Socket
  • **
  • Chips'n'burgers
    • micro8051
« Responder #19 em: Fevereiro 05, 2009, 12:57:41 pm »
Há tempos acabei por construir um jogo desses que temos que passar a argola num fio (steady hand game), no que começou por ser apenas uma ajuda num forum, e acabou por se tornar num brinquedo para a criançada lá de casa.

Desenvolvimento e esquema, baseado no famoso 555:

Protótipo final, construído numa caixa para 25 CDs (uma forma de reciclar material)  ;D

Quando a argola toca no fio,  acende um LED colocado no veio central da caixa e um altifalante produz um ruído gerado pelo 555.
Embora a argola+fio possam desempenhar as funções de interruptor, como o brinquedo era destinado ás crianças, dotei-o na mesma de um interruptor para que podesse desligar o circuito de forma permanente se não quisesse que as pilhas se gastassem desnecessariamente por inadvertidamente as crinças deixarem em "repouso" a argola sobre o fio.

Abraço
"MIT building 20 at 3:00 A.M. - Tek. 547, pizza, breadboard. - That's Education"
(in "The Art and Science of Analog Circuit Design"; Jim Williams)

Offline BLima

• Transistor
  • **
« Responder #20 em: Fevereiro 05, 2009, 17:24:55 pm »
Viva colegas,

Relativamente ao funcionamento deste circuito tive uma interpretação diferente da do NJAY. Para mim, no arranque, Q1 já está polarizado para conduzir pois P1+R1+R2 fazem um divisor de tensão entre os 6V e a massa. C1 não pode carregar pelo lado de R2 pois esse lado está ligado à massa. Ou seja, quando Q1 conduz Q2 também, o que faz C1 carregar até à tensão da bateria pelo lado do altifalante, o que força Q2 a entrar em corte pois deixamos de ter um diferencial de tensão. Com isto Q1 deixa de ter corrente pois a sua corrente de colector é fornecida pela corrente de base de Q2. Por fim, quando os transístores estão ao corte, C1 descarregasse pelo altifalante devido à sua baixa impedância.

Espero que não tenham adormecido com este paleio todo. Dei só a minha opinião e gostava que analisassem o circuito segundo este ângulo para ver se tem lógica.

Saudações,
Bruno

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #21 em: Fevereiro 05, 2009, 18:48:31 pm »
Aqui á tempos reparei que os dois transistores neste circuito parecem a configuração de um trisistor.

http://en.wikipedia.org/wiki/Thyristor

Vejam a imagem em baixo.

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #22 em: Fevereiro 06, 2009, 02:18:20 am »
Para mim o circuito é difícil de analisar e por isso na altura submeti-o a simulação no SPICE para dar aquela explicação ao Manel, só que não reparei no estado inicial pois usei uma escala muito diferente da dos impulsos.
Na verdade, ele parece difícil de analisar até para pessoas com bastante mais conhecimento que eu. Quando escrevi o artigo andei à procura do circuito na Net e só encontrei um site com referências a ele, e o tipo também teve que o simular:

http://www.covingtoninnovations.com/michael/blog/0501/index.html#050127
http://www.covingtoninnovations.com/michael/blog/0502/index.html#garnosc
http://www.covingtoninnovations.com/michael/blog/0502/index.html#050203

Citação de: BLima
Relativamente ao funcionamento deste circuito tive uma interpretação diferente da do NJAY. Para mim, no arranque, Q1 já está polarizado para conduzir pois P1+R1+R2 fazem um divisor de tensão entre os 6V e a massa.

Não percebi onde vês o divisor de tensão. Para ser assim, R2 tinha que ter uma pata à massa, mas está ligada ao condensador, e o condensador também não tem a outra pata à massa (o nó R2-C1 não está ligado à massa, se calhar pareceu-te isso no desenho); a outra pata está a ~6V, pois como dizes, e eu acho que tens razão, o PNP (Q1) está ligado.
O NPN (Q2) está ligado porque a base recebe corrente através de P1+R1.

Citação de: BLima
C1 não pode carregar pelo lado de R2 pois esse lado está ligado à massa. Ou seja, quando Q1 conduz Q2 também, o que faz C1 carregar até à tensão da bateria pelo lado do altifalante, o que força Q2 a entrar em corte pois deixamos de ter um diferencial de tensão.
Não percebi o que queres dizer com deixar de ter um diferencial de tensão.
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui

Offline BLima

• Transistor
  • **
« Responder #23 em: Fevereiro 06, 2009, 09:18:46 am »
Bom dia,

De facto pareceu-me que estava ligado à massa, sendo assim alterasse um pouco a minha perspectiva.

Relativamente ao diferencial de tensão que digo, estou-me a referir ao facto de C1 começar a carregar-se até que a diferença de tensão entre o emissor e o colector do Q2 se reduzir a um diferença mínima, pois passamos a ter mais ou menos 6V em cada terminal, do lado do emissor está a bateria e no outro a pata do C1 que se carregou até á tensão da bateria.

Assim, e assumindo que Q2 está numa região activa, com a redução deste diferencial implica uma redução de corrente de colector o que implica uma redução na corrente de base, dividindo por beta o que deve chegar a um ponto que se desliga o transístor pois a corrente fica abaixo da corrente de manutenção.

Isto é tudo suposições pois do que vi no site que o NJAY indicou, não é um circuito fácil de perceber.

Saudações,
Bruno

Offline ManuelDuarte

• Cristal
« Responder #24 em: Julho 02, 2010, 02:18:57 am »
O circuito é um oscilador, cuja realimentação (positiva) é feita em corrente, por R2 e C1.  A característica passa-baixo que faz parte dos transístores irá provocar um atraso de fase, mas a malha de realimentação provoca um avanço de fase. Dessa forma, existirá um desfasamento nulo entre entrada e saída, e o circuito oscilará (condição de barkhausen) quanto à amplitude do sinal, a não linearidade dos elementos tratará de a limitar, mas quanto a isso ainda não estudei, embora não falte vontade!

Abraço!

EDIT:

Afinal estou enganado. Simulei o circuito, e funciona em corte-saturação. Funciona como o NJay esplicou! Devia ter lido mais a thread antes de postar...  :frown:
« Última modificação: Julho 02, 2010, 02:30:24 am por ManuelDuarte »
Electrónica e Telecomunicações
Universidade de Aveiro

Offline cumesoftware

• Transistor
  • **
    • Bloguetrónica - Um blogue sobre electrónica
« Responder #25 em: Março 05, 2011, 14:57:03 pm »
Esse circuito é muito interessante e fascinante! Lembro-me (se não estou enganado) de haver um circuito semelhante no Electron, que era um kit de electrónica já de há muitos anos.
Projectos de electrónica, conceitos, técnicas e muito mais em http://bloguetronica.blogspot.com/ .