Site Author : Tópico: Circuito fácil e divertido para iniciantes  (Lida 3683 vezes)
Outubro 02, 2008, 15:09:59
Chip
User No : 2975
Malta,

Deixo-vos aqui um circuito muito fácil de montar, excelente para iniciantes. Conheci-o quando tinha uns 14 anos e fartei-me de brincar com ele durante anos, foi talvez a montagem que mais me despertou o interesse para a electrónica. Alguns de vocês talvez a reconheçam das revistas brasileiras de electrónica.

Este circuito é um oscilador, e gera um som. A frequência do som (a "altura", se é mais grave ou mais agudo) é controlada pelo potenciómetro. O volume de som é considerável, não fiquem muito perto do alto-falante na primeira vez que ligarem as pilhas :)

Podem usá-lo para sinais de aviso sonoro, pequenos alarmes, sirenes simples, campaínhas, etc (deixem aí as vossas ideias). Quando estava penso que no 9º ano fiz um jogo como um trabalho para a disciplina de Electrotecnia. Fiz aquele jogo em que temos uma argola para passar por um arame com formas complicadas, sem tocar nesse arame. Se argola tocasse no arame, acendia uma luz. Isto foi o que o prof. me deixou fazer, mas no dia da entrega montei este circuito numa caixinha de queijo Qeru e liguei-o em paralelo com a lampada. Ou seja, além de acender a luz, o jogo agora "buzinava" sempre que havia um toque da argola. O prof. ficou parvo a olhar para aquilo, não disse nada mas esteve 15 minutos a olhar pa dentro da caixa do queijo :)

O FTE é um pequeno alto-falante, com pelo menos 8 ohms de impedancia (costuma estar escrito no alto-falante). Podem roubar esses pequenos alto-falantes de pequenos rádios de pilhas que já não funcionem (quem sabe até encontrados por aí na rua), ou um "speaker" de PC. Eu usei um alto-falante que aproveitei de um brinquedo que veio num happy meal do MacDonalds (que não é nada mau, é de 8 ohms 0.25W de potência máxima).

A alimentação pode ser entre 3V e 6V, podem usar um par de pilhas AA.

Os valores do potenciómetro P1, do condensador C1 e da resistência R1 influenciam a frequência do som, e não são muito críticos. Podem experimentar outros valores de condensadores, maiores ou menores que 100nF, desde que não sejam polarizados; se usarem por exemplo um de 470nF (com R1 de 1M a 2.2M) vão fazer um "batimento cardíaco". Se usarem valores pequenos como 47nF vão fazer um insuportável som fura tímpanos :), e valores ainda mais baixos como 2,2nF vão fazer os vossos animais ficar loucos (não abusem!). Podem experimentar todos os condensadores que vos passem pelas mãos, mesmo que não saibam o valor (por exemplo retirados de aparelhos velhos). Se conhecerem o "som característico" de cada condensador, podem até ficar com uma ideia do valor de um condensador cujo valor desconheçam, só pelo som dele.

Com pequenas modificações é até possível fazer um pequeno amplificador com este circuito.

A lista de componentes é:

Q1 - BC548 (ou BC547, BC549, podem ter as letras A, B ou C no final)
 Q2 - BC558 (ou BC557, BC559, podem ter as letras B ou C no final)
 C1 - Condensador 100nF para 10V ou mais
 R1 - 33K (laranja, laranja, laranja, dourado ou prateado)
 R2 - 1K (castanho, preto, vermelho, dourado ou prateado)
 P1 - Potenciómetro 100K a 470K
 FTE1 - Alto-falante de 8 ohms
 Outros - caixa para as pilhas, ficha, matriz de contactos (placa de ensaios), fios, etc.

Fica abaixo a identificação mais clara dos pinos dos transístores. Se precisarem de mais dicas para a montagem, deixem aí as vossas dúvidas.

Bom, e agora... divirtam-se :)!

p.s. Já agora, se alguém não souber como trabalhar com uma matriz de contactos, cá fica este link para um excelente PDF que explica tudo, certinho e direitinho!
« Última modificação: Novembro 04, 2008, 01:17:14 por Njay » Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui
Outubro 02, 2008, 18:06:50
Eng. Electrónico
Chip
User No : 2782
Boa! ;)

Registado

Cumprimentos,

António Sérgio Sena

Tlm.: +351.967.033.209
Fax.: +351.236.244.277

SENAengenharia

- Soluções em Sistemas Electrónicos e de Microcontroladores.

- Formação em Microcontroladores PIC, em ASM e C
Outubro 02, 2008, 21:42:23
Transistor
**
User No : 3022
bem engraçado e simples, hei-de experimentar!   :)

já agora fica aqui uma pergunta mesmo daquelas ... enfim ..

tenho sempre imensa dificuldade em distingir valores dos condensadores, por ex:   

47uF   e    47nf

o que é o 'uf' e o que é o 'nf'  ?     ::)
Registado
Outubro 02, 2008, 21:45:40
Transistor
**
User No : 3022
ok depois de uma pequena pesquisa descobri isto   :)

The standard units of Capacitance - farad: F

microfarad: µF (1 µF = 10-6 F)
nanofarad: nF (1 nF = 10-9 F)
picofarad: pF (1 pF = 10-12 F)
Registado
Outubro 03, 2008, 00:06:33
Chip
ok depois de uma pequena pesquisa descobri isto   :)

The standard units of Capacitance - farad: F

microfarad: µF (1 µF = 10-6 F)
nanofarad: nF (1 nF = 10-9 F)
picofarad: pF (1 pF = 10-12 F)

Exacto, e só para resumir em português, a unidade standard da capacitância é o Farad (F), mas o Farad é demasiado grande para as aplicações tipicas, e então utilizam-se os seus sub-multiplos, o micro-Farad (µF) o nano-Farad (nF) e o pico-Farad (pF). O µF é normalmente escrito como uF, porque é mais complicado escrever a letra grega µ em suportes informáticos (aliás, o "u" substitui a letra grega nos "micro" de tipicamente todas as unidades). Infelizmente já vi em alguns lados escreverem mF (de micro-Farad), o que é super incorrecto pois mF é mili-Farad. Curiosamente, mesmo o mF é demasiado grande para as aplicações tipicas.
Às vezes também dizemos "na gíria" simplesmente "fára", como por exemplo "10 nano-fáras" (10 nF).
Resumindo:

1 Farad
 1 mili-Farad  = 0.001 F
 1 micro-Farad = 0.000 001 F
 1 nano-Farad  = 0.000 000 001 F
 1 pico-Farad  = 0.000 000 000 001 F

Fazes bem em experimentar o circuito, guibot, até podes usá-lo para pôr os teus robots a buzinar quando batem contra a parede ;). E se quiseres também te digo como é que o podes ligar a um pino do Arduino para fazer uma espécie de sirene ou simplesmente controlar a buzina.
« Última modificação: Outubro 03, 2008, 01:24:29 por Njay » Registado

Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui
Outubro 03, 2008, 01:34:17
Chip
P.S.: Adicionei ao final do artigo um excelente link para quem quiser aprender a trabalhar com uma matriz de contactos.
Registado

Outubro 03, 2008, 11:37:01
Moderador Global
Chip
User No : 188
por acaso esse circuito é parecido ao primeiro circuito que montei e fiz numa placa, retirei de um livro tecnológico de antigamente do 7ª 8ª 9ªo meu circuito não tinha potenciometro

ainda foi com uma caneta de acetato a desenhar na placa hehheehhe

bons velhos tempos  ;D :D
Registado
Outubro 03, 2008, 11:41:49
José António Flor de Sousa
Chip
User No : 262
OzFlor - José Flor
Nossa, obrigado por recordar a minha infância em Fornos de Algodres. Eu montei isso ai numa placa muito mal feita á mão e produzia um som beleza.
José Flor
Registado

Outubro 03, 2008, 15:52:05
Chip
ainda foi com uma caneta de acetato a desenhar na placa hehheehhe

bons velhos tempos  ;D :D

"velhos tempos"? Ainda hoje faço algumas placas assim ;). Quando a pressa é muita e a guita é pouca...
Registado

Outubro 04, 2008, 11:55:10
Transistor
**
User No : 2495
Muito interessante...
Talvez este circuito me pudesse ajudar a afugentar os gatos e ainda pra mais agora vem aí as noites frescas, começam a andar aluados e com as hormonas em alta  ;D lol e á noite tona-se chato ouvi.los  :D
Registado
Outubro 04, 2008, 12:17:19
Chip
OzFlor - José Flor
Para gatos eu creio que necessitas de frequências altas, acima das audiveis pelos seros humanos.
José Flor
Registado

Outubro 08, 2008, 01:36:40
Chip
Ois, fiz uma alteração no artigo. Estive a olhar melhor para o circuito e o condensador é carregado com valores negativos e positivos de tensão, logo não se devem usar condensadores polarizados pois vão degradar-se. Isto coloca de parte praticamente todos os condensadores de 1uF ou maior, mas pode ser de certa forma compensado com o aumento de R1 e/ou P1. Peço desculpa pelo erro.
Registado

Novembro 06, 2008, 18:35:45
Socket
**
User No : 3262

uau! Era exactmante o que eu andava á procura! Obrigado!

Sabe explicar o funcionamento do circuito? Não entendo tudo mas sei o que faz cada peça.
Registado
Novembro 07, 2008, 17:27:39
Chip
Olá Manel, não te sei explicar o funcionamento do circuito. O funcionamento base deste circuito foi inventado por um "carola" talvez no final dos anos 50 (sim, há quase 50 anos!), e nunca me "entreti" a tentar perceber como funciona isto. Pelo comportamento dele em frequências muito baixas (sons muito graves), parece-me que o condensador carrega através de P1, R1 e R2 até um ponto em que faz Q1/Q2 conduzir, e depois descarrega através R2 e a junção base-emissor de Q1. Quando tiver um tempo vou tentar analizar o circuito com atenção a ver se o entendo.
Se montares este circuito depois posso dizer-te mais 1 ou 2 pequenas alterações para outros efeitos. Entretanto... diverte-te :)!

Actualização: Fiquei curioso e fiz uma simulação do circuito. É como disse acima. Quando tudo arranca, o condensador está vazio (0 V). Depois começa a carregar através de P1+R1+R2, e a tensão na base de Q1 começa a subir lentamente. Quando essa tensão chega a aproximadamente 0.54V, Q1 começa a conduzir pois foi ultrapassada a tensão mínima da junção base-emissor, o que leva Q2 a conduzir também. Como Q2 "abre" o caminho para a tensão de alimentação, o condensador fica com o lado com menor potencial ligado à alimentção (ou quase), o que faz com que essa tensão se adicione à do condensador; agora o condensador passa a ter 0.54V mais a tensão de alimentaçao, e desta forma fornece corrente para Q1 se manter a conduzir durante mais tempo, até que a tensão do condensador volte a baixar e assim Q1 deixe de conduzir. Nesse ponto Q2 também pára de conduzir e o condensador fica com o lado direito novamente ligado quase a 0 V (através do alto-falante, mas como ele tem uma resistência muito muio baixa é como se o condensador estivesse ligado aos 0V).
O funcionamento é um pouco mais complexo do que isto, mas já dá para teres uma ideia ;)
« Última modificação: Novembro 07, 2008, 18:02:56 por Njay » Registado

Novembro 24, 2008, 10:23:48
Chip
OzFlor - José Flor
tenho sempre imensa dificuldade em distingir valores dos condensadores, por ex:   
Usa esta tabela para ler os condesadores. Código dos condensadores e tabela de conversão. Para mais tabelas e outras informações usa o meu índice.
José Flor
Registado