Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Canhão de batata  (Lida 1789 vezes)

Offline pedrotuga

• Transistor
  • **
Canhão de batata
« em: Dezembro 28, 2008, 01:00:54 am »
AVISO: Não façam uma coisa destas sem estar completamente cientes de todos os perigos. Esse conhecimento só se adquire com horas a fio de investigação. Eu li um livro, falei com muitas pessoas e li toneladas de informação na internet(que não é uma fonte muito segura) antes de fazer isto. E ainda assim apercebi-me de muitos perigos dos quais nunca tinha ouvido falar.
Se tiverem dúvidas em relação a algum detalhe esclareçam-nas antes de construírem o canhão.

Ora viva pessoal, só para curtirem o meu projecto novo!
Um canhão de batata!
Não é propriamente um projecto de electrónica, a única coisa de electrica que tem é a ignição da combustão que usa um isqueiro daqueles de acender o fogão, como podem ver na fotografia.

Para quem não sabe isto funciona assim:
Enfia-se uma batata pelo cano abaixo, abre-se uma tampa atrás, poe-se UM BOCADINHO de laca para o cabelo lá para dentro e fecha-se a tampa.
Depois carrega-se no botão-xito do isqueiro e PUM! A batata sai disparada.

Isto é perigoso. Correu tudo bem, mas há muitos perigos adjacentes ao uso de uma coisa destas. Muito juízo.

Aqui vão as fotografias.

Depois vou afixar um post só sobre segurança pois não quero que pessoal se aleije por causa de ler isto.

No futuro estou a pensar em arranjar um sistema de disparo sem fios ou qualquer coisa assim. Usando um servo que prime o botão do isqueiro é possível por exemplo disparar isto por computador, mas isso ficará para outro dia.

Offline d_pintassilgo

• Administrador Geral
Re: Canhão de batata
« Responder #1 em: Dezembro 28, 2008, 12:16:51 pm »
eheehe ,... que fine! :) :P

Não queres fazer um vídeo ? :)
Para partilhar ficheiros/Imagens recomendo www.box.net

Offline pedrotuga

• Transistor
  • **
« Responder #2 em: Dezembro 30, 2008, 00:26:52 am »
David, até queriamos fazer um vídeozito, mas só tinhamos connosco uma máquina fotográfica praí com uns seis anos que não fazia vídeo.
Talvez para a próxima faremos.

Márcio, é a tua opinião e eu tenho em consideração todas as opiniões. Apesar disso, acredito que fizeste um pouco uma tempestade num copo de água.
Repara, qualquer coisa é uma arma desde que usada para esse fim, um canivete, uma varinha mágica, um tijolo, um pau, uma moto-serra, até a própria mão humana.
O canhão de batata não é preciso por lá pregos para ser perigoso, aquilo não pode ser apontado a ninguem, a batata sai com uma velocidade brutal, se acertar em alguem não é brincadeira nenhuma. Por esse motivo eu não me canso de alertar para a segurança.

O que eu tenho a dizer a título pessoal no entanto é o seguinte:
Não fiz isto com a finalidade de ser usado como arma, e nunca vai ser usado como arma.
Fazer uma coisa destas, para mim, é puro divertimento. Não só pelo invulgar e de certa forma engraçado aparato, mas tambem pelo desafio cientifico e de engenharia que representa.
Agora já estou a pensar em daqui a uns meses, quando estiver de volta a Portugal, fazer um sistema de ignição mais sofisticado, eventualmente activado por controlo remoto. Ou construir outro canhão em que toda a segurança é reforçada.

No que provavelmente estaremos de acordo é no seguinte:
Eu posso fazer isto e não ter quaisquer más intenções, no entanto, ao publicar isto na WEB estarei a fazer chegar este tipo de conceito a pessoas que potencialmente o usarão para finalidades más.
Existe de facto esse problema. Pessoalmente, acredito que o conhecimento não leva ninguem a fazer coisas más, pelo que quem fizer um canhão de batata para fazer maldades tambem podia utilizar outra coisa para o fazer caso não soubesse construir um canhão de batata.

Fica então o apelo:
Se o motivo para a construção de uma canhão de batata for outro para alem do divertimento saudável então o melhor é mesmo esquecer a ideia.

Offline pedrotuga

• Transistor
  • **
« Responder #3 em: Janeiro 01, 2009, 17:06:07 pm »
Conforme prometido aqui vai um post sobre segurança para que todos estejam cientes dos perigos disto que não é propriamente um brinquedo.

Em primeiro lugar, a regra de ouro, não facilitar em situação alguma. Adicionalmente deve sempre estar-se ciente de que há factores e perigos dos quais podemos nunca ter ouvido falar mas que estão lá e são quanto basta para transformar uma coisa engraçada numa péssima recordação.

Em particular chamo a atenção para os seguites aspectos e práticas:

-O PVC é um material que fractura em estilhaços um pouco como o vidro, uma explosão envia estilhaços com uma velocidade suficiente para perfurar um crâneo humano. Por isso todo o cuidado é pouco. Um sistema de ignição com um cristal piezoelectrico, onde a detonação é activada longe ou por detrás de algum tipo de proctecção é uma boa prática de segurança.

-Deve ser usado tubo preferencialmente de ABS em deterimento do PVC, em ambos os casos deve usar-se tubo que aguente altas pressões.

-Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mais combustivel não é sinónimo de explosões maiores, no canhão que vocês vêm nas fotografias, meio segundo de spray de laca para o cabelo é provavelmente a mistura de ideal de ar e combustivel. Inserir mais combustivel resultará em explosões menos fortes porque há menos oxigénio pelo que apenas uma pequena parte do combustivel arde, até se acabar o comburente.
Isto tem uma consequencia importante na segurança. Após um disparo com combustivel a mais, ao abrir a camara de combustão, há que ter em mente que muito combustivel ainda se encontra lá por queimar, pelo que existe perigo de novas combustões. Por este motivo, outra regra importantissima é:

-Nunca brincar com a faísca de ignição, esta deve ser usada unica e exclusivamente para disparos e de forma o mais controlada possível.

-A fricção dos tubos em peças de roupa de lã e outros materiais pode gerar electricidade estática que por sua vez pode originar faíscas que são suficientes para uma detonação.
Pode existir electricidade estática originada por outros fenómenos que pode ser igualmente perigosa.

-NUNCA olhar para o interior do canhão, seja pelo cano de saída seja pela culatra. Caso alguma coisa no interior do canhão precisa de ser reparada, isso nunca deve ser feito durante uma sessão de disparos. Deve ser efectuado com o canhão em repouso longe de combustíveis.

-Nunca deixar o canhão carregado nem com combustível nem com a batata. O canhão deve estar sempre aberto de forma a estar arejado. Há relatos de explosões de gazes que ficaram retidos no canhão que não era o combustível convencional. Por exemplo, os vampores libertados por colas e outros químicos são altamente inflamáveis.

-Nunca apontar o canhão a ninguem nem a nada que tenha valor. Nem mesmo quando estiver supostamente descarregado. Para alem de ser uma brincadeira de mau gosto, é estupidez refinada, penso não ser preciso explicar este ponto.

-Não fazer experiencias com combustíveis pouco estudados ou dos quais o operador saiba pouco. É meio caminho andado para o acidente.

-Nunca fazer experiencias com comburentes. Utilização de oxigénio extra em estado gasoso ou noutra forma provoca explosões de magnitudes superiores à que os equipamentos correntes conseguem aguentar.
Para expor o perigo de forma directa vou apenas dizer que quem o fizer, muito dificilmente não acabará a experiencia com todas as pernas e braços. Eventualmente ficará sem a possibilidade de constituir família ou em último caso poderá mesmo falecer.

Para alem destes perigos há muitos outros que eu desconheço ou que não me ocorrem. Não optem pela via da estupidez. Estejam em segurança.
« Última modificação: Janeiro 01, 2009, 17:09:18 pm por pedrotuga »

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #4 em: Abril 14, 2009, 22:17:51 pm »
À 1 ano tentei fazer uma igualzinha mas aquilo não funcionou :S :S :S Usamos Maffu  ;D ;D Deve ter sido disso porque o aspecto parece igual

Offline NE555

• Cristal
    • Technologically thinking...
« Responder #5 em: Abril 15, 2009, 14:34:43 pm »
uiui é só classe ;D está mesmo fixe, incorpora num robot ;D ;D

Offline asena

• Administrador Geral
« Responder #6 em: Abril 15, 2009, 14:44:01 pm »
no Robot, Arranja uma engrenagem em que com um servo vai carregar no botão da lata de spray, e carrega automaticamente o gás lá para dentro.

ponham isso a funcionar, q fazemos filme.

E melhor... vamos aos concursos de robots, dar cabo dos outros robozitos copinhos de leite...  ;D ;D