Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: CASA INTELIGENTE FEITA À MEDIDA  (Lida 5827 vezes)

Offline domus

• Fusivel
  • *
    • O meu projecto pessoal de automação domestica
CASA INTELIGENTE FEITA À MEDIDA
« em: Fevereiro 10, 2009, 23:46:00 pm »
Boas!

Sou novo por aqui, mas o meu projecto de automatizar a minha casa, já tem uns anitos (...) é q o tempo é pouco  ;)

Se quiserem podem dar uma vista de olhos em http://www.netdomus.com/index1.htm e já agora fazer alguma critica construtiva (...)

Cump.
Podemos automatizar tudo... mas nunca devemos esquecer que para cada acção há sempre uma reacção

Offline gadelhas

• Administrador Geral
Re: CASA INTELIGENTE FEITA À MEDIDA
« Responder #1 em: Fevereiro 11, 2009, 21:00:08 pm »
Caro Domus;

Os meus sinceros Parabéns ao Projecto! Foi dos mais completos que vi nos últimos tempos, e acredita que já vi muitos. Estou seriamente tentado em um dia destes ao passar por coimbra, fazer-me de convidado, e dar-te um toque para uma visita guiada, apesar de já ter realizado a visita remota.

Mais uma vez Parabéns!
Abraço
Gadelhas

Offline domus

• Fusivel
  • *
« Responder #2 em: Fevereiro 11, 2009, 21:42:22 pm »
Boas Gadelhas! :)

Em primeiro lugar; muito obrigado pelo elogio; tento fazer o melhor possível, mas sou vitima de algumas limitações, a mais importante é o tempo, ou melhor dito: a falta dele!

É sempre bom encontrar alguém que possa apreciar o nosso trabalho, seja para nos felicitar, seja para criticar (desde que construtivamente) pois é da critica construtiva que nasce a melhoria (...)

Quando dizes que fizeste a visita, referes-te ao site no qual tento explicar o meu projecto (netdomus) ou também entraste no meu servidor (através do <visite-me>)? 

Foste tu que entras-te ás 20:39 com netname KPNQWest Portugal /IOL ISP - Novis? (Por razões de segurança não divulgo o IP)

O menu que está acessível aos convidados (guest), é logicamente muito limitado. Quando entras como guest, só te aparecem 4 ou cinco botões na barra superior. Os outros só estão disponiveis para mim  ;D

Em relação à visita, como calculas, não tenho qq interesse em divulgar onde moro (pq até pode ser perigoso) - ainda não percebi bem é se será mais perigoso para mim ou para os potenciais ladrões  :D

Um dos meus "trunfos" defensivos é um laser de 300mW, que pode cegar em alguns segundos  :( , embora não me orgulhe nem tenha razões para tal (foi copiado de um projecto tirado da net)

Em qq caso, por agora prefiro ficar incógnito, o q n quer dizer q no futuro n te possa convidar  :)

Abraço

Podemos automatizar tudo... mas nunca devemos esquecer que para cada acção há sempre uma reacção

Offline gadelhas

• Administrador Geral
« Responder #3 em: Fevereiro 11, 2009, 22:14:04 pm »
Boas Gadelhas! :)

Em primeiro lugar; muito obrigado pelo elogio; tento fazer o melhor possível, mas sou vitima de algumas limitações, a mais importante é o tempo, ou melhor dito: a falta dele!

É sempre bom encontrar alguém que possa apreciar o nosso trabalho, seja para nos felicitar, seja para criticar (desde que construtivamente) pois é da critica construtiva que nasce a melhoria (...)

Quando dizes que fizeste a visita, referes-te ao site no qual tento explicar o meu projecto (netdomus) ou também entraste no meu servidor (através do <visite-me>)? 

Foste tu que entras-te ás 20:39 com netname KPNQWest Portugal /IOL ISP - Novis? (Por razões de segurança não divulgo o IP)

O menu que está acessível aos convidados (guest), é logicamente muito limitado. Quando entras como guest, só te aparecem 4 ou cinco botões na barra superior. Os outros só estão disponiveis para mim  ;D

Em relação à visita, como calculas, não tenho qq interesse em divulgar onde moro (pq até pode ser perigoso) - ainda não percebi bem é se será mais perigoso para mim ou para os potenciais ladrões  :D

Um dos meus "trunfos" defensivos é um laser de 300mW, que pode cegar em alguns segundos  :( , embora não me orgulhe nem tenha razões para tal (foi copiado de um projecto tirado da net)

Em qq caso, por agora prefiro ficar incógnito, o q n quer dizer q no futuro n te possa convidar  :)

Abraço

Sim, pela hora fui eu, não te preocupes na divulgação do IP, se verificares de onde é, provavelmente vai dizer que sou de espanha, ou então da Austrália, depende do dia! E sim foi através do "Guest"!
 Esse sistema do laser tá bem pensado!!!
 Fazes bem em ficar incógnito!!

Abraço
Gadelhas

Offline rualcosi

• Transistor
  • **
« Responder #4 em: Fevereiro 11, 2009, 22:15:24 pm »
Bem.... mas que sena mais marada.....

Foi logo o que pensei,mas tenho de dar a mão à palmatória, sim senhor, para quem tem pouco tempo disponivel, não há-ja duvida de que está aqui um exelente trabalho, os meus muitos e sinceros parabéns.
É de reconhecer o mérito a quem o tem.
Electronica rules
:)  ;)

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #5 em: Fevereiro 11, 2009, 22:35:48 pm »
já agora meus parabéns pelo seu projecto... deve ter dado muuuuiiiitooo trabalho... Tudo muito pensado/planeado sobre tudo  até na segurança... ;) :D :o apesar de achar um pouco mau nunca se sabe quando é que o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro

Offline domus

• Fusivel
  • *
« Responder #6 em: Fevereiro 15, 2009, 18:10:49 pm »
já agora meus parabéns pelo seu projecto... deve ter dado muuuuiiiitooo trabalho... Tudo muito pensado/planeado sobre tudo  até na segurança... ;) :D :o apesar de achar um pouco mau nunca se sabe quando é que o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro

Boas!

Percebo o q queres dizer.... no entanto o laser é de uso externo, só é usado em situações de pânico; pode cegar se atingir a retina ... na casa dos meus pais tinha um sistema mais giro e menos drástico .. era uma bomba  :o que aspirava directo do sumidouro e dava uma banhada de água nojenta aos indesejados  :) :) é com alguma vergonha que tenho que confessar que fui uma da vitimas  :) :) :) pelo q já podes vêr q sei o q queres dizer com "o feitiço virar-se contra o feiticeiro"

Abraço

Offline robertofonte

• Transistor
  • **
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2009, 19:37:16 pm »
Desde já os meus parabens pelo projecto 
Por coincidencia ou não já pensei varias vezes em fazer um projecto desse genero ...
Penso que poderiamos jantar aqui neste forum uma equipa para criar hardware e aplicações pra esse belo projecto..

Já agora amigo onde mandas fazer as placas ??

Offline domus

• Fusivel
  • *
« Responder #8 em: Fevereiro 26, 2009, 20:27:13 pm »
Boas! :)

Obrigado a todos pelos comentários

As placas sou eu que as faço:

Desenho no Protel, impressão em acetato em ink jet, placa CI fotosensibilizada, insoladora de UV, revelação em hidróxido de sódio, passagem por percloreto de ferro, lavagem, furação, colocação dos componentes, soldadura, aplicação de verniz em spray ...

Á disposição,

Abraço

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #9 em: Fevereiro 28, 2009, 11:16:27 am »
Fdx, como é que tu metes a máquina a falar? Que sensores é que usas?  :o :o Alto sistema! Só o acho demasiado limitador a uma rotina  :-\ Torna a vida da pessoa demasiado constante...

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2009, 14:18:05 pm »
Já agora, com que componente fazem a interligação entre o circuito electrónico e o circuito de electricidade 220V?  :-X Qual é o que recomendam?

Offline domus

• Fusivel
  • *
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2009, 15:34:56 pm »
Fdx, como é que tu metes a máquina a falar? Que sensores é que usas?  :o :o Alto sistema! Só o acho demasiado limitador a uma rotina  :-\ Torna a vida da pessoa demasiado constante...

Boas!

serial_killer, pôr a máquina a falar é fácil. è usar o TTS "Text to Speak" do Windows, no entanto se quiseres a voz em Português de Portugal, tens que a comprar.

Em relação aos sensores que uso, pf dá uma vista de olhos na meu site, pois está lá uma página que descreve os sensores e actuadores... é q Eu fiz a página para isso mesmo...para não ter q estar sempre a repetir o mesmo a diferentes pessoas... se dps tiveres alguma dúvida posso esclarecer-te com todo o gosto  ;)

Não percebi quando dizes q achas o sistema limitado a uma rotina... pf lê com a atenção no meu site o q descrevo na secção "programação" e "um dia com o génio"

Na realidade o que descrevo no site são algumas rotinas que escrevi, para adequar o meu sistema às minhas preferências, mas as rotinas e o que elas fazem (ou não fazem) é  praticamente ilimitado (para não dizer infinito)

Se dps de teres lido continuares com a mesma percepção, pf diz-me o q n entendeste pois tenho todo o gosto em explicar e eventualmente até alterar a descrição no site, de forma a ser mais explicito.

Offline domus

• Fusivel
  • *
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2009, 15:43:22 pm »
Já agora, com que componente fazem a interligação entre o circuito electrónico e o circuito de electricidade 220V?  :-X Qual é o que recomendam?

Em primeiro lugar gostava de referir que Eu não sou nem represento nenhuma empresa. O meu sistema nasceu e foi construido por mim no meu tempo livre.

As placas de interface com a rede (240V) podem usar relés, contactores ou triacs. A escolha depende básicamente da potência da carga que queremos comutar, da sua natureza (resistiva/capacitiva/indutiva), da necessidade (ou não) de uma comutação silenciosa.... posso dizer-te q sempre q possível utilizo optoacopladores e triacs para coamandar dispositivos q funcionem a 240VAC

Abraço

Offline asena

• Administrador Geral
« Responder #13 em: Março 01, 2009, 14:23:42 pm »
Domus,

o trabalho está impecavel!

Quiçá visitas guiadas ao local?  :D

Offline serial_killer

• Cristal
« Responder #14 em: Março 01, 2009, 15:14:51 pm »
Não percebi quando dizes q achas o sistema limitado a uma rotina... pf lê com a atenção no meu site o q descrevo na secção "programação" e "um dia com o génio"

Era exactamente à rubrica um dia com o génio que me parecia demasiado limitadora a uma rotina. Se analisares, tens uma rotina definida para começar o dia, quando chegas a casa, etc. Percebes? Além disso, se eu fosse teu filho, começava a estudar electrónica para aos 17 anos arranjar forma de entrar em casa de madrugada sem ser apanhado  ;D ;D ;D

Alto projecto mesmo domus, já que falas em empresa, porque não explorares todos os dispositivos que criaste?  ;)