Espero sinceramente que o MFM nos continue a brindar com o seu magnífico trabalho.
Faltavam-me alguns números que aqui foram disponibilizados, e que me trazem gratas recordações.
Fiz o capacímetro da Elektor nº1, mas porque nunca consegui arranjar a caixa Vero para a qual tinha feito tudo à medida, ainda hoje não o tenho colocado dentro de caixa. Já não mexia nisto há mais de uma década, e naturalmente deve estar a precisar de uma calibração, mas está perfeitamente funcional
Capacímetro - Elektor nº1
Outra coisa que fiz, foi a pseudo estação de soldar da Elektor nº4, que ainda hoje utilizo, e porque me tem servido bem estes anos todos, tenho adiado a compra de uma a sério.
Fiz isto como trabalho para as aulas práticas oficinais de electrónica quando andava no secundário. Até a caixa, feita a partir de um bocado de chapa de alumínio.
Dê à ponta do seu ferro de soldar uma vida mais longa - Elektor nº4
É verdade que muitos artigos estarão ultrapassados ao fim destes anos todos, mas outros são quase intemporais, e por exemplo ainda hoje estou tentado a fazer o frequencímetro que aparece na Elektor nº10, embora se bem me recordo um integrado no pré-divisor já não se fabrica, mas numa Elektor posterior aparece um esquema alternativo para isso.
Por outro lado, acho que muitas das Elektor antigas, tinham artigos muito mais interessantes para quem tem a electrónica como hobby, do que grande parte dos artigos que se publicam hoje que por serem muito complexos acabam por nunca se construir, ou então acabam por obrigar por exemplo a comprar as PCBs porque aparecem coisas quase impossíveis de fazer com métodos caseiros. Desta forma a Elektor tal como se apresenta na actualidade, acaba por ser mais para ler, do que para fazer.
Uma boa revista de eletrónica, nunca é demais e nunca se sabe quando pode dar jeito. Em formato electrónico então... nem ocupa espaço na estante. ;D
Muitíssimo obrigado ao MFM, por esta utilíssima contribuição, e tens todo o meu apreço pelo teu esforço, porque sei bem o trabalho e a seca que é digitalizar "em série".
Abraço
PS: @patinhofeio
Nos downloads que disponibilizas, o zip supostamente da Elektor nº102, na verdade contém a Elektor nº100, que por isso está repetida.