Já há muito tempo pretendia fazer um medidor ESR, e foi desta.
Testador ESR para condensadores - Elektor nº217 - Janeiro 2003

Por estes dias acelerei o processo e consegui concluir um projecto para o qual tinha vindo a angariar componentes.
Andei para fazer a placa, como normalmente faço, mas desta vez acabei por me decidir comprar a PCB na Guimocircuito, porque senão nunca mais contruia o medidor. Como não tinham a PCB em stock, ainda tive que esperar que a fizessem, mas também não tinha pressa, por isso não houve problema.
Uma coisa que me aborrece quando me meto a fazer uma montagem mais elaborada, é que nunca consigo comprar tudo na mesma casa, e depois tenho que andar a fazer listinhas de compras, e a pagar portes a este e aquele, contingências de quem não tem casas deste tipo de material por perto, numa "santa terrinha" onde até comprar um fusível de vidro ou um suporte para pilhas pode revelar-se complicado.
Uma vez que não tive que fazer a PCB, o que acabou por dar mais trabalho foi idealizar a localização dos componentes na caixa, as furações e antever como tudo iria encaixar, pois é muito aborrecido fazer um furo para colocar um botão num sítio porreiro, para depois verificar que a PCB vai bater no botão e ele não pode ficar ali... mas fica lá o buraco.
A caixa que usei foi a recomendada na lista de material. A caixa tem uma janela para o ecrã LCD, mas é uma janela aberta. Decidi colocar-lhe um plástico transparente, e para tal recorri a umas protecções plásticas transparentes que vêm em caixas de 25...100 CDs, e que tem precisamente o formato de um CD. Deu para lhe recortar um rectângulo à medida da janela, que colei do lado de dentro da caixa, e ficou "um mimo". Assim protege-se melhor o LCD.
Construir as pontas de prova com cabo blindado também deu algum trabalho, pois como o objectivo é medir resistências de valor muito baixo e com recurso a corrente alterna, é importante dedicar algum cuidado à construção. O recurso a manga termoretráctil melhora muito o aspecto final e dá consistência à ligação cabo-ponteiras.
Em vez de usar umas ponteiras directamente soldadas na ponta dos cabos, usei bananas de 4mm, que assim me permitem usar, ou ponteiras, crocodilos, ou outro tipo de garras. O inconveniente disto é que com um instrumento capaz de medir resistências da ordem dos 0.1 Ohm, é natural que haja variações da ordem dos 0,1...0,2 Ohm entre usar umas pontas de prova ou umas garras. Se pretender ser exacto, há que curtocircuitar as pontas ou garras e verificar se o valor apresentado não for de 0.0 Ohm, então tem que se subtrair o valor medido apenas com as pontas de prova em curto, ao valor da medição final aos terminais de um condensador em teste. Na prática, não são mais ou menos 1 ou 2 décimas de Ohm que nos vão levar a decidir se um condensador está bom ou mau, embora em condensadores com elevadas capacidades o valor ESR deva ser tão baixo, cerca de centésimos de Ohm, que devesse ser mostrado o valor 0.0. De qualquer forma é conveniente conhecer o equipamento que temos.
A Elektor lançou umas revistas depois, outro medidor ESR com base neste, mas com recurso a 2 microcontroladores PIC, em vez do ICL7106 (eu usei um MAX130) o que permite ao medidor não só medir a ESR, mas também a capacidade dos condensadores. A título de curiosidade refiro que a PCB para esta versão com PICs à venda na Guimocircuito, é mais barata do que a que comprei para construir a versão que apresentei.
Para mais informações sobre medição ESR, ver o tópico cujo link coloco a seguir:
http://www.electronicapt.com/forum/como-ver-se-um-condensador-ta-bom-t1956.0.htmlAbraço
PS: O artigo do medidor ESR com PICs da Elektor é o seguinte:
"
Medidor de capacidade e ESR" - Elektor nº253 - Janeiro 2006