Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Medidor ESR - Elektor 217  (Lida 2559 vezes)

Offline Mortymore

• Socket
  • **
  • Chips'n'burgers
    • micro8051
Medidor ESR - Elektor 217
« em: Maio 02, 2009, 23:27:12 pm »
Já há muito tempo pretendia fazer um medidor ESR, e foi desta.

Testador ESR para condensadores - Elektor nº217 - Janeiro 2003

Por estes dias acelerei o processo e consegui concluir um projecto para o qual tinha vindo a angariar componentes.
Andei para fazer a placa, como normalmente faço, mas desta vez acabei por me decidir comprar a PCB na Guimocircuito, porque senão nunca mais contruia o medidor. Como não tinham a PCB em stock, ainda tive que esperar que a fizessem, mas também não tinha pressa, por isso não houve problema.
Uma coisa que me aborrece quando me meto a fazer uma montagem mais elaborada, é que nunca consigo comprar tudo na mesma casa, e depois tenho que andar a fazer listinhas de compras, e a pagar portes a este e aquele, contingências de quem não tem casas deste tipo de material por perto, numa "santa terrinha" onde até comprar um fusível de vidro ou um suporte para pilhas pode revelar-se complicado.

Uma vez que não tive que fazer a PCB, o que acabou por dar mais trabalho foi idealizar a localização dos componentes na caixa, as furações e antever como tudo iria encaixar, pois é muito aborrecido fazer um furo para colocar um botão num sítio porreiro, para depois verificar que a PCB vai bater no botão e ele não pode ficar ali... mas fica lá o buraco.

A caixa que usei foi a recomendada na lista de material. A caixa tem uma janela para o ecrã LCD, mas é uma janela aberta. Decidi colocar-lhe um plástico transparente, e para tal recorri a umas protecções plásticas transparentes que vêm em caixas de 25...100 CDs, e que tem precisamente o formato de um CD. Deu para lhe recortar um rectângulo à medida da janela, que colei do lado de dentro da caixa, e ficou "um mimo". Assim protege-se melhor o LCD.

Construir as pontas de prova com cabo blindado também deu algum trabalho, pois como o objectivo é medir resistências de valor muito baixo e com recurso a corrente alterna, é importante dedicar algum cuidado à construção. O recurso a manga termoretráctil melhora muito o aspecto final e dá consistência à ligação cabo-ponteiras.
Em vez de usar umas ponteiras directamente soldadas na ponta dos cabos, usei bananas de 4mm, que assim me permitem usar, ou ponteiras, crocodilos, ou outro tipo de garras. O inconveniente disto é que com um instrumento capaz de medir resistências da ordem dos 0.1 Ohm, é natural que haja variações da ordem dos 0,1...0,2 Ohm entre usar umas pontas de prova ou umas garras. Se pretender ser exacto, há que curtocircuitar as pontas ou garras e verificar se o valor apresentado não for de 0.0 Ohm, então tem que se subtrair o valor medido apenas com as pontas de prova em curto, ao valor da medição final aos terminais de um condensador em teste. Na prática, não são mais ou menos 1 ou 2 décimas de Ohm que nos vão levar a decidir se um condensador está bom ou mau, embora em condensadores com elevadas capacidades o valor ESR deva ser tão baixo, cerca de centésimos de Ohm, que devesse ser mostrado o valor 0.0. De qualquer forma é conveniente conhecer o equipamento que temos.

A Elektor lançou umas revistas depois, outro medidor ESR com base neste, mas com recurso a 2 microcontroladores PIC, em vez do ICL7106 (eu usei um MAX130) o que permite ao medidor não só medir a ESR, mas também a capacidade dos condensadores. A título de curiosidade refiro que a PCB para esta versão com PICs à venda na Guimocircuito, é mais barata do que a que comprei para construir a versão que apresentei.

Para mais informações sobre medição ESR, ver o tópico cujo link coloco a seguir: http://www.electronicapt.com/forum/como-ver-se-um-condensador-ta-bom-t1956.0.html

Abraço

PS: O artigo do medidor ESR com PICs da Elektor é o seguinte:

"Medidor de capacidade e ESR" - Elektor nº253 - Janeiro 2006

« Última modificação: Maio 03, 2009, 11:36:49 am por Mortymore »
"MIT building 20 at 3:00 A.M. - Tek. 547, pizza, breadboard. - That's Education"
(in "The Art and Science of Analog Circuit Design"; Jim Williams)

Offline tó neves

• Cristal
Re: Medidor ESR - Elektor 217
« Responder #1 em: Maio 04, 2009, 20:56:51 pm »
Muito bom Mortymore e muito útil.

Cumprimentos  8)

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #2 em: Maio 05, 2009, 15:04:19 pm »
Muito fixe  8) e quantos € é que fica +/- isso?  :glasses:

Offline Mortymore

• Socket
  • **
  • Chips'n'burgers
    • micro8051
« Responder #3 em: Maio 05, 2009, 22:03:05 pm »
Estive a ver as facturas, mas algumas coisas já cá tinha por casa e por isso fui ver aos sites o preço actual de alguns componentes, e 2 dos IC que usei foram obtidos como amostras.  :mdr:
Os potenciómetros multivolta também me ficaram muito mais baratos do que o aparece na lista, pois comprei em tempos um pack de 50 no ebay, por uns €8.50, o que dá um preço unitário de €0.17.

Contudo, se pensar que tive de comprar alguns componentes em quantidades mínimas, e por exemplo não meti na tabela o preço da manga termoretráctil, nem o que gastei em portes para angariar os componentes todos, acabei por ter que dispender mais do que consta no total da lista para conseguir montar isto.
Mas não me parece que conseguisse comprar um medidor ESR já feito pelo mesmo preço, e mesmo que o conseguisse, a mim dá-me mais gozo construir o que for possível. Até tive pena de não ter feito a PCB, mas realmente não tenho tido condições nem tempo para fazer uma PCB desta complexidade, e por isso andava sempre a adiar a contrução do medidor ESR.

Abraço

PS: Variantes em relação à lista de componentes original

Condensadores de tântalo de 10uF, troquei por uns de 15uF porque eram muito mais baratos, e a conversão DC+ para DC- feita pelo ICL7660 ocorre da mesma forma sem alterações com significado.

Usei um MAX130 em vez do ICL7106 por 2 motivos:
1) obtive-o como amostra, por isso veio a custo €0;
2) consome muito menos o MAX130 que o 7106, sendo o consumo máximo de 250uA, e 1.8mA, respectivamente.
« Última modificação: Maio 05, 2009, 23:55:53 pm por Mortymore »
"MIT building 20 at 3:00 A.M. - Tek. 547, pizza, breadboard. - That's Education"
(in "The Art and Science of Analog Circuit Design"; Jim Williams)

Offline BLima

• Transistor
  • **
« Responder #4 em: Maio 06, 2009, 08:50:34 am »
Viva colegas,

Se malta for preguiçosa, sempre podem comprar este tipo de medidor na seguinte empresa:

http://clientes.netvisao.pt/greenpal/evb1.htm

Cumps,
Bruno