Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Coil gun/Gauss gun, o que é?  (Lida 2730 vezes)

Offline NE555

• Cristal
    • Technologically thinking...
Re: Coil gun/Gauss gun, o que é?
« Responder #15 em: Outubro 15, 2009, 19:59:18 pm »
Não percebo como chegaste ao tempo, mas não percebo nada de FQ, a não ser que me ensine  a mim mesmo... estou de momento a jantar, mas já tenho feito a minha maneira de medir a velocidade... é só mesmo medir  :yipi:
talvez seja o mesmo que a tua, 15.3Kmh...

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #16 em: Outubro 15, 2009, 20:47:26 pm »
t-t-tás a goxar certo?

15Km/h é igualzinho a 4.25 m/s.
Mas, 16 metros dizes tu?

Querem ver que fiz uma coilgun exelente assim á parva só como teste! :yipi:
« Última modificação: Outubro 15, 2009, 20:49:53 pm por Manuel dois »

Offline NE555

• Cristal
« Responder #17 em: Outubro 15, 2009, 21:14:35 pm »
estava a falar mesmo em Kmh...

podes ver a distancia máxima que alcança num angulo de 20º?

vou agora testar a velocidade... logo posto resulatdos  8)

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #18 em: Outubro 15, 2009, 22:12:29 pm »
Está um topico muito activo sim senhor!

Ahm, acho que não, quero dizer, se precisa-se mm muito talvês conseguisse mas é porra de complexo!   :ouch:
Vou tentar no fim de semena com a bateria do carro, aquilo tem 400 e tal Amperes! Se o meu pai me deixar, e se n se queimar nada.  :mdr:
Ah já montaste outra! Ok então espero para ver.

Mas afinal estás em que ano lectivo? n escolheste ciencias?

Offline NE555

• Cristal
« Responder #19 em: Outubro 17, 2009, 16:13:13 pm »
Está um topico muito activo sim senhor!

Ahm, acho que não, quero dizer, se precisa-se mm muito talvês conseguisse mas é porra de complexo!   :ouch:
Vou tentar no fim de semena com a bateria do carro, aquilo tem 400 e tal Amperes! Se o meu pai me deixar, e se n se queimar nada.  :mdr:
Ah já montaste outra! Ok então espero para ver.

Mas afinal estás em que ano lectivo? n escolheste ciencias?

hehe, se isso da bateria resultar nunca mais ves o projectil  :glasses:, chegaste a fazer?

estou a montar, quero aquilo tudo dentro de uma caixa de acrílico, e nem na izi arranjo acrilico, é a chatiçe do algarve...

terei de arranjar uma ''sniper'' dos chineses  :mdr:

de momento não estou na escola, já tive em ciencias, mas a maioria dos professores eram muito antipaticos para comigo, e mesmo muito... e como eu não estudo e não tomo grande atenção, quando depois tirava 16's a geologia o prof dizia que copiava e tretas  :grrrrrr:  por isso saí durante um ano(este), mas vou voltar, nisso não há dúvida.

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #20 em: Outubro 17, 2009, 20:17:08 pm »
ke pena pah, sim ás vezes of profs embirrram sem razão nenhuma. Imagina que a minha prof de fisica disse-me, na 1º aula, que não gostava da minha cara! Ela tava a falar e eu a acompanhar a fazer que sim e isso mas ela, n gostou... enfim.

A bateria não resultou!
O projectil anda mais meio metro em relação á outra bateria de radiomodelismo, a pequena tem 14A 7V e a grande sei lá quantos A, aposto nos 30, 12V. Faz uma faisca grande e queima os contactos de metal, aquece muito a coil. Mas exprimentei com uma coil com menos espiras e com mais espessura e outra com 5 layers com menos mas mesmo assim as duas passavam ainda muita corrente, mas notava-se que a faisca com a coil mais grossa era maior do que com a +pequena.
Para dizer, a coil com mais voltas e -espessura funcionou muito melhor. Notava-se muito a força entre as duas baterias com bocado de metal parado mas a mover-se n tanto.
Acho que a diferença de correntes não é assim tão grande entre as 2 baterias, eu usei a bateria da moto 4 e não a do carro, é muito mais pequena claro.

Ainda estou á espera dessas fotos!

PS: 200% eficiencia? uhm?  :ouch:
« Última modificação: Outubro 19, 2009, 00:22:19 am por Manuel dois »

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #21 em: Outubro 22, 2009, 19:54:34 pm »
Hello? NE555?

Offline NE555

• Cristal
« Responder #22 em: Outubro 22, 2009, 22:28:41 pm »
ish, não sabia que já tinhas respondido  :neutral:
tenho andado parado , os computadores não estão muito bons, não consigo por a segunda coil a funcionar  :no:

quero assim uma coil mete a bala em movimento, outra acelera, e outra acelera ainda mais  :mdr:
só preciso de opto interruptores(quem diria serem impossiveis de arranjar) e acrilico...

tens feito mais alguma coisa?

(desculpa lá demorar montes de tempo, não sabia que já tinhas postado...)

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #23 em: Outubro 23, 2009, 17:45:43 pm »
claro que tenho feito pah.  :great:
Tenho um tiro já muito bom 10 m/s.
Estou a tentar fazer o mm que tu, multi stages. Eu já tenho maneira de detectar quando passa por lá o imane. Um Led e um LDR. furei o tubo nos dois lados e dum lado o led do outro a ldr, quando o imane passa a LDR aumenta a resistencia e trigga um 555 timer. Mas não sei o que hei-de fazer em relação a controlar aquela potencia naquele milisegundo.
Transistores vou precisar de um dralington ou dois para ter a corrente necessaria, isso resulta em quase -2V o que é muito para o meu circuito, reles nem pensar! Á velocidade que aquilo vai só ligava a coil quando a imane já ia muito mais á frente. Talves o melhor seja uns trysistores. o k k vais usar?

Offline NE555

• Cristal
« Responder #24 em: Outubro 23, 2009, 19:19:37 pm »
MOSFETS, ligo os condensadores ao drain, a coil ao source, e um atmega 328, ao gate  :mdr: queria começar a experimentar, tambem usei LED e LDR  :glasses:, mas não sei se a breadboard aguenta esta tensão toda  :ouch:

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #25 em: Outubro 23, 2009, 19:26:56 pm »
Nunca vi um mosfet! o meu problema é a tal queda de tensão do transistor que me come a corrente toda! Já funcionou, ligo o led, vou aproximando o imane.... puff, mas a potencia é pouca, menos do que sem aquilo tudo. Mas fiquei muito contente com o led e ldr, finalmente as minhas ideas começam a dar certo!
Ainda bem que não tenho problemas de calor, o imane passa tão rapido que o tempo que o transistor está ligado é muito pouco, até agora só queimei 4 deles com expriencias sem imane.

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #26 em: Outubro 23, 2009, 21:07:10 pm »
Tive a pesquisar e estes mosfets parecem espectaculares! parece qua ainda estava na idade da pedra.
Mas o k k é preciso para pôr um a funcionar?segundo percebi o source é a entrada, drain a saida e o gate ou como era é o gate né, mas eles são como transistores, a voltagem no gate é a mm á saida? e o ganho?

Offline NE555

• Cristal
« Responder #27 em: Outubro 23, 2009, 21:12:07 pm »
isso não te sei responder  :ouch:
normalmente o gate aguenta de 5 a 12volts, e onde ligas a segunda fonte de energia, varia muito, os meus aguentam 400v, na loja diziam que aguentava 1000, mas vi o datasheet é é só 400  :grrrrrr:

mas acho que podes ligar o transistor ao gate, e assim não os queimas de certeza

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #28 em: Outubro 23, 2009, 21:53:55 pm »
Sendo assim devo usar mosfets são tão pequenos como transistores normais, aguentam muito mais corrente e têm uma resistencia minima maximizando a eficiencia! Vou pensar o k k vou fazer, acho que vou ter de fazer outra encomenta á farnell pós mosfets, mais imanes daqueles e mais ldrs k só tenho uma; que vai demorar mais uma semana, k seca.

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #29 em: Outubro 28, 2009, 22:17:15 pm »
Então pessoal e umas fotos, e filmagem das vossas invenções para o pessoal ir tendo noção/conhecimento da "coisa"... ???!!!.....
Fico a espera... ;) :great: