Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Sensor de distancia  (Lida 1277 vezes)

Offline Manuel dois

• Cristal
Sensor de distancia
« em: Dezembro 14, 2009, 14:01:28 pm »
hello pessoal!

Preciso de um sensor de distancia electronico, para medir a distancia desde o leitor ao objecto á sua frente.
Estou a pensar em sensores IV ou outro tipo de sensor sem contacto. Mas: que só precise de uma peça, rápido ao milisegundo, com um alçance minimo de uns 10 cm, percisão de +- 1 mm, saida simples, controlada por um IC unico ou directa que me dê a resposta em variação de tensão, frequencia, corrente ou resistencia.
Esse sensor pode não me dar a resposta da distancia em metros, pode ser tipo se a distancia for nula, a sua resistencia é enorme, se o objecto estiver á distancia maxima do sensor, a resistensia / tensão é maxima.

Procuro isso para a minha coilgun, para ir activando as coils á medida que o projectil avança, pôr esse sensor na ponta de trás e regular os mosfets com o sensor.

Só espero que haja disso simples, perciso, rápido e pequeno.

Obrigado por qualquer dica ou outra solução.

Offline filjoa

• Socket
  • **
Re: Sensor de distancia
« Responder #1 em: Dezembro 14, 2009, 17:20:54 pm »
viva

nao sei se serve mas da uma olhadela nos Sharp GP2D120?

tb podes ir para ultrassons mas penso que a curtas distâncias nao funcionam lá mt bem.

Cumps :great:

Offline asena

• Administrador Geral
« Responder #2 em: Dezembro 15, 2009, 09:47:23 am »
Ja viste os sensores de efeito de Hall? também são bons para medir com precisão.
Em ambos os casos, seja IV ou Hall, precisas de velocidade, e ambos ta dão.

Os ultrasons poderão não ter a velocidade necessária.

Offline NE555

• Cristal
    • Technologically thinking...
« Responder #3 em: Dezembro 15, 2009, 09:52:44 am »
então e foto interruptores? não conseguiste usar?

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2009, 00:14:59 am »
Não cheguei a fazer as ldrs. mudei de plano.
Já tive a ver uns na farnell e encontrei alguns, agora não vos dou o link porque o site tá pa renovações, encontrei 4 por IV acho eu, tinham entre 1m a 4m, 1 cm a 20, etc.
Agora também não se pode ignorar o preço, não sou poupado na roupa e por isso acho que também não devo ser em algo para a minha cultura, mas gastar assim 40 euros numa expriencia que não sei se funciona é, arriscado. mesmo assim, acho um optimo preço.
Então, que opção é que acham que me sairá mais barata? Os 40 por um sensor IV na farnell, são todos aquele preço ou é mais um daqueles preços malucos que a farnell ás vezes tem? (preços gerados por computador, já vi mini condesadores a centenas de euros).

Á, estive a ler sobre esse efeito de Hall na wikipedia, segundo percebi aquilo usa campos magneticos, a minha coilgun e o sensor de distancia vão estar imersos em campos magneticos, isso não interfere com o sensor?

E, o quê que eu preciso para controlar um sensor destes?

Offline filjoa

• Socket
  • **
« Responder #5 em: Dezembro 16, 2009, 11:35:07 am »
viva

procura os tais sensores aqui: http://pt.digikey.com/

para mim acho que tem melhor serviço que a farnell, ate porque eles agr nao mandam para privados.

outra loja onde podes ver é na SparkFun.

PS:ja agr diz ai a ref do sensor que estiveste a ver na farnell.

Cumps :great:

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #6 em: Dezembro 16, 2009, 23:25:20 pm »
São estes http://pt.farnell.com/distance

hey, já estive a ver na digikey os sensores, só tinham dois em stock e custavam dois euros se vi bem o preço neste link http://search.digikey.com/scripts/DkSearch/dksus.dll?Selection

Mas, se a imagem na datasheet estiver bem for a real do objecto, (em vês daquelas automaticas da farnell), o sensor parece cubico e parece usar triangulação, precisa de um emissor e um receptor em pontos diferentes e isso não é bom para o encaixar no tubo de lançamento.
Será melhor comprar isso numa loja, sexta vou pa lisboa po natal e lá procuro isso. Para ter a certeza de que é aquilo que quero e tirar duvidas pequenas com o vendedor.

Hey estou-me a safar com as ldr e led como sensor! Exprimentei outra vês e funcionou! tenho dentro do tubo, na ponta, um bocado de cartão a segurar uma ldr virada para dentro do tubo, dum lado, e do outro lado um mini led verde. Separei os dois de se verem directamente com um bocado de cartão de 2 cm. Fechei as entradas de luz, liguei o led e o ohmimetro, e, quanto tenho algo no tubo mesmo junto ao cartão de pus a separar o led e a ldr, a lrd  recebe muita luz reflectida, quando afasto, vai aumentando a sua resistencia bastante. Parece que tenho percisão o suficiente! e mais simples não há.

Mas afinal o preço de um sensor destes é 40 ou 2 euros? Se for barato não vale a pena desenrrascar-me com as ldrs e cartão.

Fogo, falo sempre bué. Obrigado pelas dicas.  ;)

Offline Manuel dois

• Cristal
« Responder #7 em: Dezembro 23, 2009, 19:06:47 pm »
Ainda não me decidi, tenho de escolher entre:

http://media.digikey.com/pdf/Data%20Sheets/Sharp%20PDFs/GP2Y0D810Z0F.pdf

Destes só há digitais na digikey, ainda não precebi como é que este sensor reponde a distancia, peço-vos que me orientem, se perciso de um IC para o ler em sinal analogico. Custa 2 euros na digikey. Parece perfeito, mas preciso da vossa ajuda em como o ler e ligar.

http://www.farnell.com/datasheets/482413.pdf

Na farnell, 30 euros. 4 pinos, +12V, possivel, 0V, ao que parece uma opcção de modo entre luz e escuro e o output. Não percebi se afinal o output é analogico ou digital, podem também ajudar-me a perceber a datasheet?
Telefonei para algumas lojas aqui em lisboa mas ninguem sabe de nada, indicam-me equipamentos não componentes.

Resumindo, podem ajudar-me a ler os datasheets destes componentes? 

Offline filjoa

• Socket
  • **
« Responder #8 em: Março 09, 2010, 10:23:23 am »
viva

aproveitando o topico do amigo Manuel dois

gostava de saber se alguem me sabe indicar um sensor de distancia, capaz de funcionar entre 1 a 5 ou  10 metros, estas medidas nao precisão ser exactas o que eu queria era algum que medisse longas distancias.

alguma ideia?

Cumps

Offline tó neves

• Cristal
« Responder #9 em: Março 09, 2010, 21:31:51 pm »
Robot Electronics: Ultrasonic Rangers e InfraRed Rangers.
RobotShop: Ultrasonic Range Finders
Active Robots, vê os da Sharp, MaxSonar, Devantech, etc.
noDNA: Distance/Range

Cumprimentos