Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Uso de dínamo de bicicleta  (Lida 3148 vezes)

Offline mfsc

• Fusivel
  • *
Uso de dínamo de bicicleta
« em: Janeiro 05, 2010, 23:01:46 pm »
Boas  :smile:

Este é o meu primeiro post e penso que é aqui que o devo fazer, senão for, por favor movam-no. Aqui vai:

Não percebo nada de electricidade, mas tenho vindo a me questionar acerca duma situação: uso a bicicleta todos os dias para me deslocar para o trabalho e ela tem, na roda anterior, um dínamo no cubo (http://www.sturmey-archer.com/products/hubs/cid/2/id/30 -- versão 2,4W) que, quando necessário, alimenta o farol dianteiro.
Será que, quando não ligo o farol, poderia usar essa energia para outro fim, por exemplo, carregar uma bateria, um telemóvel, um ipod?

Obrigado   8)

Offline RJSC

• Socket
  • **
Re: Uso de dínamo de bicicleta
« Responder #1 em: Janeiro 06, 2010, 00:11:43 am »
Tens algum multímetro para ver se a saída é em corrente alterna ou contínua?

Offline mfsc

• Fusivel
  • *
« Responder #2 em: Janeiro 08, 2010, 11:00:47 am »
Não tenho multímetro.  :erf:
Não sei se ajuda, mas quando levo a bicicleta à mão, o farol fica com a luz intermitente...

Obrigado  :smile:

Offline RJSC

• Socket
  • **
« Responder #3 em: Janeiro 09, 2010, 00:36:42 am »
Eu encontrei este esquema, agora pergunto é aos mais entendidos em electrónica analógica por aqui, é porque raio é que quem fez o circuito decidiu meter R1, C2 e C3.
Se fosse eu a fazer, como o dínamo é de 6V AC, ligava logo na ponte rectificadora (entre D4 e D2) sem R1, C2 e C3, e depois então metia o regulador linear que está no esquema ou um 7805.

D1 – D4     1N5818
C1             2200uF   16v
C2, C3       470uF     63v   Low ESR
C4             .47uF      Tantalum bead
C5             22uF       Tantalum bead
R1             47K         .25W
« Última modificação: Janeiro 09, 2010, 00:38:46 am por RJSC »

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #4 em: Janeiro 09, 2010, 01:42:01 am »
O LM2940 é "automotivo", aguenta transientes grandes na entrada, e LDO (low dropout, só precisa que a tensão de entrada seja 0.5V a 1V superior à de saída, ao contrário do 7805 que precisa de 1V a 2V). O LDO ajuda a aproveitar a tensão de saída do dinamo, que é de 6V (para bom aproveitmento também ajuda o facto dos díodos serem shottky, que têm um Vfw mais baixo que os normais NP).

2 condensadores electroliticos ligados assim "back-to-back" são para fazer 1 único condensador electrolitico, mas agora sem polaridade. A utilidade deste condensador e da resistência é que já não sei... é uma questão de simulares ;). Mas o valor de R1 é alto, pelo que pode ser por exemplo só para descarregar um condensador quando o dinamo tá parado, mas é pura especulação da minha parte.

Edit: Encontrei esse esquema juntamente com uma semi-explicação aqui: http://www.pilom.com/BicycleElectronics/DynamoCircuits.htm
« Última modificação: Janeiro 09, 2010, 01:54:16 am por Njay »
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui

Offline ManuelDuarte

• Cristal
« Responder #5 em: Fevereiro 06, 2010, 01:14:32 am »
Esquece reguladores lineares) dos que estão aqui a falar.
Para geradores, a melhor maneira é com um regulador do género SEPIC (step-up - step-down)

a maxim até tem samples à borla.
http://www.maxim-ic.com/quick_view2.cfm/qv_pk/1720

só precisas de um rectificador simples (díodo schottky + condensador tipo 100u +  circuito mostrado na datasheet(SEPIC))

Ele consegue converter desde 0.7V, para 5V regulados.
(sim, sobe a tensão)

Assim consegues aproveitar energia, mesmo quando está a rodar pouco.

Abraço
Electrónica e Telecomunicações
Universidade de Aveiro

Offline ManuelDuarte

• Cristal
« Responder #6 em: Fevereiro 06, 2010, 01:18:21 am »
Eu encontrei este esquema, agora pergunto é aos mais entendidos em electrónica analógica por aqui, é porque raio é que quem fez o circuito decidiu meter R1, C2 e C3.

Ah, olhando de rajada para o circuito, é um duplicador de tensão. Mas isso já se usa pouco. Apenas para circuitos com carga conhecida é que são funcionais
(por exemplo, os MAX232 usam disso para conseguirem +-10V de 5..
Electrónica e Telecomunicações
Universidade de Aveiro

Offline Hugu

• Chip
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • G7 Electrónica.net
« Responder #7 em: Maio 09, 2010, 00:33:50 am »

Circuit gets around this by using two regular (polarized) capacitors instead. Each of these has twice the capacity and should be a low-ESR (ESR: Equivalent Series Resistance. The value of resistance in series with an ideal capacitor which duplicates the performance characteristics of a real capacitor.) type, as typically used in switchmode power supplies. Resistor R1 is uncritical, it merely biases C2 and C3.