Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: InfraVermelho  (Lida 896 vezes)

Offline Ang3lo

• Transistor
  • **
InfraVermelho
« em: Janeiro 14, 2010, 20:57:33 pm »
Boa noite a todos,

Este semestre tenho de fazer um modem por Infravermelho e um dos critérios de avaliação é ter no mínimo 1 metro distancia entre o emissor e o receptor. O que se passa é que montei o circuito todo e funciona mas só ate uma distancia de 7 a 10 cm. Alguém sabe como poderei melhorar esta distancia? Tentei ir a uma loja de componentes ver se havia algum emissor ou receptor mais potentes mas não me souberam responder, alguém sabe alguma coisa sobre isto? Será que no circuito poderei melhorar algo para maximizar a distancia?

Deixo as imagens do circuito, na parte do receptor falta o resto como é obvio, na imagem só esta o receptor e o filtro passa alto para cortar a componente continua do sinal.

EMISSOR

RECEPTOR

Obrigado desde já
Cumprimentos
Angelo

Offline Ang3lo

• Transistor
  • **
Re: InfraVermelho
« Responder #1 em: Janeiro 15, 2010, 19:33:28 pm »
O led emissor de infravermelho que tenho usado é o seguinte: L53F3BT que segundo vi no datasheet a corrente ideal será de 20mA estou certo?

Hoje de tarde comprei um novo numa loja que é o: LD271 que segundo vi no datasheet a corrente ideal é de 120mA estou certo?

Como o segundo aceita mais corrente será que atinge maiores distancias?Qual a vossa opinião?

Offline gadelhas

• Administrador Geral
« Responder #2 em: Janeiro 15, 2010, 21:16:06 pm »
viva;

Já consideraste usar um TSOP1738??
Abraço
Gadelhas

Offline Ang3lo

• Transistor
  • **
« Responder #3 em: Janeiro 17, 2010, 13:10:13 pm »
Esse é muito "diferente" em aspecto para os outros e se usar os outros grupos da mesma unidade curricular vão começar a dizer que não é justo.... preferia algo idêntico ao que é dado pela universidade, assim ninguém diz nada. Mas obrigado pela dica ;)

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #4 em: Janeiro 17, 2010, 13:39:49 pm »
Os normais comandos de televisão e afins usam LEDs normalíssimos de 20mA, ee atingem vários metros de distância. Por isso, não me parece que seja por aí...

Eu olhava para o receptor. A entrada do teu amplificador tem uma impedancia de 36K; será que é alta o suficiente para o circuito que lá estás a ligar? Já experimentaste remover o amplificador e medir a saída do teu detector (antes e depois do filtro) com um osciloscópio usando o emissor a várias distâncias? Aí ficarias com uma visão muito mais clara do que precisas de fazer para "aumentar" esse sinal.

Esse filtro 1nF/20K ainda deve tb atenuar o sinal um bom bocado. Se só queres remover a componente DC, não precisas da resistência.
« Última modificação: Janeiro 17, 2010, 13:41:27 pm por Njay »
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui

Offline Ang3lo

• Transistor
  • **
« Responder #5 em: Janeiro 17, 2010, 14:17:22 pm »
Eu o esquema do receptor usei o que me foi dado por o professor nas aulas. Eu também acho que o maior problema deve estar no receptor.  Achas que devia só testar com o fotodiodo sem ter a parte do zener e aquela resistência? A parte do filtro não deve atenuar o sinal visto que esta a cortar as 20Khz e o meu sinal tem 84Khz de frequência, mas posso testar também não custa nada.

Desculpa mas como viste que a impedância de entrada do amplificador era de 36k?

Obrigado

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #6 em: Janeiro 18, 2010, 01:39:57 am »
Citação de: Ang3lo
Eu o esquema do receptor usei o que me foi dado por o professor nas aulas. Eu também acho que o maior problema deve estar no receptor.  Achas que devia só testar com o fotodiodo sem ter a parte do zener e aquela resistência?
Bom, se esse circuito te foi dado pelo prof, em principio devia funcionar... talvez seja melhor olhar também para o emissor. Já mediste o sinal no dreno do mosfet e a corrente nos LEDs? Essas portas lógicas costumam ter muito baixa corrente de saída/entrada e estás a atacar 2 mosfets.
...
Tava aqui a olhar pá datasheet desse mosfet. Esse mosfet é de potência, é melhor mesmo medires o que se está a passar nessa parte do circuito porque as portas podem não estar a conseguir carregar e descarregar os mosfets suficientemente depressa.

Também acho a resistência de 4.8Ohm exageradamente pequena... se forem LEDs infra normais isso dá cerca de 800mA e nenhum LED normal foi feito para aguentar isso.

A parte do filtro não deve atenuar o sinal visto que esta a cortar as 20Khz e o meu sinal tem 84Khz de frequência, mas posso testar também não custa nada.
Por acaso tinha ficado com a ideia de que o sinal era de cento e tal KHz e o filtro de cerca de 8KHz, mas posso ter-me enganado nas contas. Quanto ao "não deve atenuar", isso depende da impedancia de saída do circuito que ataca o filtro e da carga colocada à saída do filtro (que neste caso é a impedancia de entrada do amplificador inversor feito com o ampop).

Desculpa mas como viste que a impedância de entrada do amplificador era de 36k?
Montagem amplificador inversor com AMPOP -> impedancia de entrada = Rin (a de 36K). A entrada inversora do ampop é uma massa "virtual".
« Última modificação: Janeiro 18, 2010, 01:42:42 am por Njay »
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui

Offline Ang3lo

• Transistor
  • **
« Responder #7 em: Janeiro 22, 2010, 20:52:33 pm »
Eu hoje estive a falar com o professor e o valor da resistência afinal esta certo, porque como estou a usar para um duty-cycle de 5% multiplicando o valor de pico por 5% tem de dar um valor inferior ao valor máximo da corrente. O professor disse também para usar lentes convergentes, mas não sei onde se poderá arranjar isso, alguém sabe? O valor da corrente no mosfet é bastante pequeno cerca de 0.65mA.

Estive a ver que as lentes Fresnel também servem para o meu caso, será que consigo arranjar este tipo de lentes numa loja de informática?
« Última modificação: Janeiro 22, 2010, 22:17:57 pm por Ang3lo »

Offline silva55

• Fusivel
  • *
« Responder #8 em: Fevereiro 09, 2010, 15:45:38 pm »
sera que poderias colocar de novo o circuito emissor e recptor sfv

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #9 em: Fevereiro 09, 2010, 21:57:47 pm »
Não sou expert no assunto mas acho muito estranho essa história dos 5%, isto é, é verdade que com o ciclo activo a 5% a corrente "média" no LED é 5% do valor de pico, só que os semiconductores têm valores na datasheet chamados "Maximum absolute ratings", que têm definições, muitas vezes na própria datasheet, tais como "Absolute Maximum Ratings indicate limits beyond which damage to the device may occur.". Portanto, na minha interpretação, se a datasheet do teu díodo diz que a corrente máxima são 100mA, estares a dar-lhe 650mA é ir-lo degradando aos poucos.

Offline ManuelDuarte

• Cristal
« Responder #10 em: Fevereiro 10, 2010, 03:48:20 am »
epa, já fiz um sistema desse género(pelo menos 10m tinha...n precisei de mais), e garanto-te que não é preciso grandes exageros em termos do emissor. Não precisei de nenhum valor tão exagerado de corrente de pico/duty-cycle (à volta de 10-20mA chega perfeitamente, e apenas um LED).

Quanto ao emissor:
Porque não usas um duty-cycle de 50%? Não é mais simples?

O díodo que usas para detectar os IV, é de avalanche (APD)?

Esses fets tb estão sobre-dimensionados para o que estão a fazer(já os vi, são enormes...) além de estarem a carregar a gate quase com 1,5nF...

Esse receptor está bastante estranho...
Estás a polarizar o díodo com um zener...que idealmente teria uma resistência zero. Portanto tens o sinal quase curto-circuitado... qualquer variação de corrente, vai produzir uma variação de tensão baixa.... pergunta ao professor qual a ideia disso, sff, porque não estou a apanhar mesmo...

Vê a página 7 de http://sales.hamamatsu.com/assets/applications/SSD/photodiode_technical_information.pdf

Repara na curva característica.

Eu quando fiz o meu, polarizei o díodo com uma fonte de corrente, mas acho que nem será preciso. Experimenta simplesmente tirar o conjunto zener + resistência, e virar o díodo receptor ao contrário...

Mas faz o que o colega Njay disse: mede a corrente e a tensão do díodo com um osciloscópio, quando recebe luz.
Electrónica e Telecomunicações
Universidade de Aveiro