epa, já fiz um sistema desse género(pelo menos 10m tinha...n precisei de mais), e garanto-te que não é preciso grandes exageros em termos do emissor. Não precisei de nenhum valor tão exagerado de corrente de pico/duty-cycle (à volta de 10-20mA chega perfeitamente, e apenas um LED).
Quanto ao emissor:
Porque não usas um duty-cycle de 50%? Não é mais simples?
O díodo que usas para detectar os IV, é de avalanche (APD)?
Esses fets tb estão sobre-dimensionados para o que estão a fazer(já os vi, são enormes...) além de estarem a carregar a gate quase com 1,5nF...
Esse receptor está bastante estranho...
Estás a polarizar o díodo com um zener...que idealmente teria uma resistência zero. Portanto tens o sinal quase curto-circuitado... qualquer variação de corrente, vai produzir uma variação de tensão baixa.... pergunta ao professor qual a ideia disso, sff, porque não estou a apanhar mesmo...
Vê a página 7 de
http://sales.hamamatsu.com/assets/applications/SSD/photodiode_technical_information.pdfRepara na curva característica.
Eu quando fiz o meu, polarizei o díodo com uma fonte de corrente, mas acho que nem será preciso. Experimenta simplesmente tirar o conjunto zener + resistência, e virar o díodo receptor ao contrário...
Mas faz o que o colega Njay disse: mede a corrente e a tensão do díodo com um osciloscópio, quando recebe luz.