Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Level Translator  (Lida 282 vezes)

Offline kandalf

• Transistor
  • **
Level Translator
« em: Fevereiro 05, 2010, 20:16:28 pm »
Eu tenho um microprocessador a trabalhar a 5V e preciso de ligar a sua UART à UART de um módulo GSM que só aceita 2.6V cmos, sei que preciso de alguma maneira passar esses 5V par 2.6V o que me sugerem.

Eu não conheço nenhum level translator e por isso vim aqui ver se alguém sugere alguma coisa

Offline BLima

• Transistor
  • **
Re: Level Translator
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2010, 00:23:36 am »
Viva,

Um divisor de tensão com resistências de precisão não resolve o problema?

Cumps,
Bruno

Offline kandalf

• Transistor
  • **
« Responder #2 em: Fevereiro 06, 2010, 02:54:17 am »
Viva,

Um divisor de tensão com resistências de precisão não resolve o problema?

Cumps,
Bruno

Assim para testes resolve. Mas eu queria uma coisita melhor mais definitiva até porque neste caso as tensões podem variar e sei que existe ci que ao serem alimentados com essas tensões vão também variar os niveis lógicos.

Eu já encontrei circuitos integrados que fazem o que quero o problema é que não os acho cá em portugal e isto é uma coisa tão barata que não quero estar a encomendar no estrangeiro. Por isso é que estou a ver se alguém sugere alguma coisa que tenha utilizado que supostamente deve haver por ai a venda

Offline BLima

• Transistor
  • **
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2010, 00:00:17 am »
Viva,

Um zener não resolve? Ou uns reguladores de tensão?

Cumps,
Bruno

Offline Njay

• Chip
    • Tróniquices
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2010, 04:03:25 am »
Assim com componentes muito comuns, podes usar um inversor com transistor bipolar NPN vulgar (como o BC54x ou o 2N3904). Tens é que colocar 2 inversores em série para "desinverteres" o nível lógico, sendo que o esquema de um inversor é este:

Onde diz Vcc metes a tensão para a qual queres converter, e a tensão de onde queres inverter é Vin. O ponto "out" do 1º inversor ligas ao Vin do 2º inversor (o que "desinverte"), mas o 2º inversor não precisa de ter RB, ou seja, o ponto "out" do 1º liga directamente à base do transístor do 2º. 10K deve dar para todas as resistências do circuito.
Precisas de 4 circuitos como o da figura, pois tens 2 linhas para converter. Dá 2 transistores e 3 resistências por linha.
Blog: Tróniquices ~ Projecto: EmbeddedDreams ~ Componentes e SERVOS p/ venda: aqui