Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Ajuda nas ligações  (Lida 475 vezes)

Offline c0nguit0

• Fusivel
  • *
Ajuda nas ligações
« em: Fevereiro 26, 2010, 20:06:40 pm »
Boas pessoal, então é assim... isto é uma tricotadeira dos anos 60 e pertence a minha sogra (peço um pouco de sensibilidade aqui, pois eu não quero chatear a sogra!! :P), esta tricotadeira avariou e estamos a tentar metê-la outra vez a trabalhar, compramos um relé novo mas como o encaixe era diferente tivemos k tentar refazer as ligações todas, coisa que não tamos a conseguir...

então aqui vai... esta é a tricotadeira...

o funcionamento é o seguinte temos um pedal com um potenciometro para controlar a velocidade a que a tricotadeira vai funcionar no "carril" temos duas "trancas" para definir o percurso do trabalho a realizar e é suposto o motor inverter a rotação para andar para traz e para a frente nesse percurso, essa inversão de rotação é ativada pelas trancas que ativão um interruptor...

ligações principais e encaixe do relé...

e o relé

vista de lado

Vista traseira do motor e de 2 condensadores

Ligação do motor e condensador

Chapa do Motor

Qualquer ajuda é bem vinda, desculpem se mandei ai alguma calinada, mas eu percebo muito pouco disto, estou apenas a tentar ajudar quem está a tentar por a funcionar a máquina

Obrigado desde já

« Última modificação: Fevereiro 26, 2010, 20:08:59 pm por c0nguit0 »

Offline ManuelDuarte

• Cristal
Re: Ajuda nas ligações
« Responder #1 em: Março 02, 2010, 02:01:16 am »
era uma pena estragarem uma maquineta dessas, parece bastante engenhosa...talvez o melhor seja procurarem alguém que perceba, em carne e osso, para tratar disso no local... explicar por fórum, e só com fotos, pode dar asneira...

de qq forma, qual é o problema, mesmo... limitaste-te a colocar fotos sem explicar o que n funciona.
Desenha esquemas, pois são mais claros.

Abraço
Electrónica e Telecomunicações
Universidade de Aveiro