A produção manual de PCB's é na minha opinião relativamente simples. Isto não é um how-to, vou apenas deixar-vos alguma documentação e informação que poderá ser útil.
Geralmente uso dois métodos para fazer PCB's. Eles diferem apenas na forma de passar o desenho da PCB para o cobre. Quando o circuito é relativamente simples e eu não me quero chatear muito, pego numa caneta e faço o desenho directamente no cobre. Utilizo várias canetas, com relativo sucesso a STAEDTLER Lumocolor vermelha e de ponta fina (a preta não resultou muito bem), para pintar áreas ou para fazer linhas mais grossas uma EDDING 3000 preta, ou então uma DECON DALO que é uma caneta própria para fazer as PCB's.
Eu uso uma caneta mas vocês podem utilizar o que quiserem, tem é que aguentar o ataque do liquido usado para remover o cobre. Façam testes com várias canetas ou outros materiais, peguem num bocado de placa e façam linhas de vários tamanhos e grossura, mergulhem a placa no liquido que vão utilizar para remover o cobre e vejam o que deu melhor resultado.
Quando o circuito é mais complicado ou então quando quero fazer algo com maior qualidade sigo o procedimento descrito na Kontakt Letter No7(em anexo). Os fabricantes de verniz foto sensível também disponibilizam algumas indicações sobre o assunto. Eu costumo usar POSITIV 20 da Kontakt(
CRC) ou POSITIV RESIST da Cramolin(
ITW) para foto sensibilizar as placas de cobre. Existem casas que vendem placas já foto sensibilizadas.
A remoção do cobre é comum aos dois processos e geralmente utilizo o percloreto de ferro.
Deixo-vos em anexo a Kontakt Letter No7 e outras referências,
Elektor - Como fabricar placas de circuito impresso e
Fabrico manual de circuitos impressos. A TDS(Technical Data Sheet) do
Cramolin POSITIV RESIST e do
Kontakt POSITIV 20, ambas contêm informações sobre como fazer as PCB's. Vejam também o MSDS(Material Safety Data Sheet) do
Cramolin POSITIV RESIST e do
Kontakt POSITIV 20.
Não se esqueçam de consultar as MSDS dos respectivos vernizes e de outros produtos químicos que vocês possam utilizar seja a fazer coisas relativas à electrónica ou não.
A
NIOSH tem o
Pocket Guide to Chemical Hazards com várias informações sobre alguns produtos químicos. A titulo de exemplo deixo o
link para o
percloreto de ferro (vejam também o
International Chemical Safety Card) e para o
ácido clorídrico(
ICSC).
Tomem em atenção que alguns químicos ou misturas são corrosivas, ao reagir com outros químicos/materiais ou mesmo por acção do tempo vão-se decompondo/evaporando formando nuvens de subprodutos que podem ser nocivos a vários níveis, essas nuvens em contacto com água formam muitas vezes soluções aquosas corrosivas. Quando digo água isso pode significar mucosas(olhos, boca, nariz, etc.), suor etc. Façam essas coisas em locais bem arejados e com equipamento de protecção individual(EPI) apropriado.
A
Inspecção Geral do Trabalho disponibiliza alguma documentação sobre riscos químicos, procurem pelas
Directrizes sobre a Protecção contra Riscos Químicos.
Cumps :)
Kontakt Letter nº7Neutralização do FeCl3Electronics Design Checklist