Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: [documentação]Produção manual de Placas de Circuito Impresso(PCI's/PCB's)  (Lida 5199 vezes)

Offline tó neves

• Cristal
A produção manual de PCB's é na minha opinião relativamente simples. Isto não é um how-to, vou apenas deixar-vos alguma documentação e informação que poderá ser útil.

Geralmente uso dois métodos para fazer PCB's. Eles diferem apenas na forma de passar o desenho da PCB para o cobre. Quando o circuito é relativamente simples e eu não me quero chatear muito, pego numa caneta e faço o desenho directamente no cobre. Utilizo várias canetas, com relativo sucesso a STAEDTLER Lumocolor vermelha e de ponta fina (a preta não resultou muito bem), para pintar áreas ou para fazer linhas mais grossas uma EDDING 3000 preta, ou então uma DECON DALO que é uma caneta própria para fazer as PCB's.

Eu uso uma caneta mas vocês podem utilizar o que quiserem, tem é que aguentar o ataque do liquido usado para remover o cobre. Façam testes com várias canetas ou outros materiais, peguem num bocado de placa e façam linhas de vários tamanhos e grossura, mergulhem a placa no liquido que vão utilizar para remover o cobre e vejam o que deu melhor resultado.

Quando o circuito é mais complicado ou então quando quero fazer algo com maior qualidade sigo o procedimento descrito na Kontakt Letter No7(em anexo). Os fabricantes de verniz foto sensível também disponibilizam algumas indicações sobre o assunto. Eu costumo usar POSITIV 20 da Kontakt(CRC) ou POSITIV RESIST da Cramolin(ITW) para foto sensibilizar as placas de cobre. Existem casas que vendem placas já foto sensibilizadas.

A remoção do cobre é comum aos dois processos e geralmente utilizo o percloreto de ferro.

Deixo-vos em anexo a Kontakt Letter No7 e outras referências, Elektor - Como fabricar placas de circuito impresso e Fabrico manual de circuitos impressos. A TDS(Technical Data Sheet) do Cramolin POSITIV RESIST e do Kontakt POSITIV 20, ambas contêm informações sobre como fazer as PCB's. Vejam também o MSDS(Material Safety Data Sheet) do Cramolin POSITIV RESIST e do Kontakt POSITIV 20.

Não se esqueçam de consultar as MSDS dos respectivos vernizes e de outros produtos químicos que vocês possam utilizar seja a fazer coisas relativas à electrónica ou não.
A NIOSH tem o Pocket Guide to Chemical Hazards com várias informações sobre alguns produtos químicos. A titulo de exemplo deixo o link para o percloreto de ferro (vejam também o International Chemical Safety Card) e para o ácido clorídrico(ICSC).

Tomem em atenção que alguns químicos ou misturas são corrosivas, ao reagir com outros químicos/materiais ou mesmo por acção do tempo vão-se decompondo/evaporando formando nuvens de subprodutos que podem ser nocivos a vários níveis, essas nuvens em contacto com água formam muitas vezes soluções aquosas corrosivas. Quando digo água isso pode significar mucosas(olhos, boca, nariz, etc.), suor etc. Façam essas coisas em locais bem arejados e com equipamento de protecção individual(EPI) apropriado.

A Inspecção Geral do Trabalho disponibiliza alguma documentação sobre riscos químicos, procurem pelas Directrizes sobre a Protecção contra Riscos Químicos.

Cumps :)

Kontakt Letter nº7
Neutralização do FeCl3
Electronics Design Checklist
« Última modificação: Março 17, 2011, 15:50:00 pm por tó neves »

Offline NuGuN

• Cristal
Re: [documentação]Produção manual de Placas de Circuito Impresso(PCI's/PCB's)
« Responder #1 em: Setembro 05, 2006, 03:05:56 am »
Bom post  ;)

Já tive a oportunidade de fazer placas de circuito impresso e é bem fixe :S embora nao tenha corrigo muit bem LOL.

Uma pequena curiosidade. O percloreto de ferro mete cá com cada nódua... não é brincadeira, na roupa nunca mais sai  :-\

Em relação a outros metodos de fabrico de placas de circuito impresso, no caso de placas de circuito impresso de telemoveis, computadores, etc, issu é feito atravez de CNC's não é?

Cumps

Offline tó neves

• Cristal
« Responder #2 em: Setembro 07, 2006, 15:21:59 pm »
Uma pequena curiosidade. O percloreto de ferro mete cá com cada nódua... não é brincadeira, na roupa nunca mais sai  :-\

Dizem que o ácido oxálico (NIOSH PGCH) também conhecido por sal de azedas, tira a nódoa, mas nunca usei. A Rapid Electronics vende um produto para tirar as manchas de percloreto de ferro esse produto é ácido oxálico em cristais.

Em relação a outros metodos de fabrico de placas de circuito impresso, no caso de placas de circuito impresso de telemoveis, computadores, etc, issu é feito atravez de CNC's não é?

Os métodos podem diferir de empresa para empresa e estão geralmente ligados às tecnologias que vão ser usadas nas PCB's(single-sided, double-sided, multilayer, BGA, DIL, FQP, etc.), às fases envolvidas no fabrico(plated-through-hole, silk-screen, etc.) e às máquinas disponíveis nessa empresa e capacidades das mesmas. Estas máquinas vão desde as mais simples e/ou com alguma forma de controle numérico(NC/CNC) até à integração total com controle centralizado da produção e quase sem a intervenção humana entre os diversos processos e máquinas.
Se quiseres podes ver as páginas de alguns construtores de máquinas para o fabrico de PCB's:

Existem muitos mais...

Cumps :)
« Última modificação: Setembro 07, 2006, 17:08:07 pm por finalreport »

Offline Hugu

• Chip
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • G7 Electrónica.net
« Responder #3 em: Setembro 08, 2007, 01:51:27 am »
Eu tb quero contribuir co um site dum gaijo que explica vários processos caseiro de fazer PCB's at home
Mtas fotos, videos e dicas!

site

Cumps!
« Última modificação: Setembro 08, 2007, 01:54:16 am por Hugu »

Offline oluap12

• Cristal
« Responder #4 em: Outubro 24, 2007, 15:53:02 pm »
pois eu agora decobri um metodo mais giro
meto da fotoimpressão
axo q é o melhor

Offline Hugu

• Chip
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • G7 Electrónica.net
« Responder #5 em: Outubro 24, 2007, 18:30:48 pm »
pois eu agora decobri um metodo mais giro
meto da fotoimpressão
axo q é o melhor

e trata-se dum método mais facil pra um iniciante ou ja convem ter alguma experiencias noutros metodos?

eu vou-me estrear c o percloreto de ferro e placas de cobre em k o trilho pode ser transferido por meio duma trilha impressa/fotocopiada (n tenho impressora laser :-\) por meio dum ferro kente...  ...mas tou c duvidas, pk ja tenho a placa de cobre cortada e furada, ja compreio o percloreto em liquido (comprei assim pk n sei bem as doses e inicialmente fica mais facil, mas sei k existe percloreto em solido e k fica bem mais barato) e tb ja tenho as cópias do trilho feitas numa fotocopiadora...mas tenho em folha de papel normal.. irá resultar? ..ja vi k o ppl aconselha um outro tipo de papel tipo plastificado, mas eu n tenho disso e nem sei bem onde o arranjar..

Tb vi kk coisa que se pode fazer o trilho na placa de cobre à mão com canetas de acetato, é verdade? dá kk uma? ...eu tenho uma da staedtler k uso pra escrever nos cd's, dará para desenhar o trilho na placa e dpx levá-la ao banho de percloreto d ferro?

oluap12: dá pra fazeres uma explicaçao passo-a-passo e discriminar o tipo de material, ferramentas e o processo em sí, ao estilo: DIY

Obrigado!

Offline oluap12

• Cristal
« Responder #6 em: Outubro 24, 2007, 21:09:35 pm »
olh eu connsigo explicar melhor
se quiseres entra em contacto cmg
até la
posso adiantar é bastante facil e bastante bom

Offline JDrEd

• Chip
« Responder #7 em: Outubro 26, 2007, 22:25:52 pm »
Uma pergunta como funciona estes processos com uma placa de circuito impresso de epoxy de 1.6mm e que não vi aqui ninguém falar sobre placas de epoxy.

Abraço

Offline oluap12

• Cristal
« Responder #8 em: Outubro 26, 2007, 23:04:22 pm »
q qeurs saber?

Offline JDrEd

• Chip
« Responder #9 em: Outubro 26, 2007, 23:08:09 pm »
Basicamente como se faz.
Porque nessa documentação toda nunca vejo lá referidas placas de epoxy.

Offline metRo_

• Transistor
  • **
« Responder #10 em: Abril 25, 2008, 18:49:15 pm »
já vi que ninguem diz nada hà muito tempo mas cá vai mais um link, é que estou a pensar começar a fazer disto.

http://www.dei.uminho.pt/pessoas/lgoncalves/PCI-Page/PCI.html

Offline José Flor

• Vigiado
  • *
  • OzFlor - José Flor
« Responder #11 em: Abril 26, 2008, 08:52:54 am »
.
« Última modificação: Janeiro 21, 2011, 12:50:19 pm por José Flor »

Offline metRo_

• Transistor
  • **
« Responder #12 em: Abril 27, 2008, 17:01:56 pm »
Mas eu tenho algum papel fotográfico aqui em casa, que foi oferecido com a impressora e nunca utilizo por isso não há problema.
Para um trabalho como por exemplo este da elektor que estou a pensar fazer acham que há problema em utilizar este metodo para imprimir o layout da PCB?

http://rapidshare.com/files/110826325/070148-PCB.pdf   (o download é directo)

Abraço

Offline MacPhisto

• Transistor
  • **
« Responder #13 em: Julho 25, 2008, 02:13:31 am »
Viva...

Já alguém usou este método (papel Press-n-Peel) para fazer PCI´s ?
Se sim, como ficou o resultado final. Quem vende cá em Portugal ?

Dêm uma olhada...http://www.techniks.com/how_to.htm

"God and the Devil have all the best phone numbers"

Offline oluap12

• Cristal
« Responder #14 em: Julho 25, 2008, 12:27:30 pm »
nao conheco ninguem que o tenha feito, mas eu acho que esse metodo não é muito bom