Olá Visitante, Por favor faça Login ou Registe-se

Autor Tópico: Coil gun/Gauss gun, o que é?  (Lida 1343 vezes)

Offline Manuel dois

• Socket
  • **
Re: Coil gun/Gauss gun, o que é?
« Responder #30 em: Outubro 29, 2009, 18:11:40 »
pois o NE555 parece que perdeu a password do forum...
Ainda não tenho nada pa mostrar! Já podia ter feito alguma coisa de jeito mas estou a tentar aperfeiçoar ao maximo, já tenho eficiencias muito muito altas mas o maximo até agora foi 10 m/s vou tentar aumentar.

Ah e já agora, quando alguem quer um contacto electrico com algo em movimento, tipo as escovas de carbono dos motores, para transmitir electricidade de algo fixo para algo a rodar ou a andar, o que que voçes usam?
Perciso de algo pequeno e resistente que fique sempre em contacto com as bobines (uma ideia), estive a ver um "braço" nos potenciometros que liga os pinos á resistencia rotativa. Parece que serve por agora mas mais tarde vou percisar de algo mais perciso e "limpo". Ah e que consiga passar altas correntes (10A).

Ideas?

Offline Manuel dois

• Socket
  • **
« Responder #31 em: Novembro 29, 2009, 01:18:40 »
Então NE555? cadê as tais fotos?
O topico morreu, tou a tentar reanimalo.

Offline bettencourt

• Administrador Geral
« Responder #32 em: Dezembro 02, 2009, 14:22:10 »
Deve tar com a gripe  :glasses:  :na:

Offline NE555

• Cristal
    • Technologically thinking...
« Responder #33 em: Julho 30, 2010, 14:09:33 »
Boas, peço desculpa por só responder quase um ano depois... depois de não postar a algum tempo devido a não receber notificações de novas msgs em vários tópicos, posto novamente pk encontrei estes tópico no "ver novas respostas aos meus tópicos" costumo usar sempre o "tópicos não lidos"

Como vai a coil gun manuel dois?
Chegaste a fazer que velocidades?
Eu desmontei a minha com intenção de a melhorar, mas acabei por não a montar novamente, e agora desmontei umas aparafusadoras para aproveitar os motores para um robot, e fiquei com estas caixas em forma de pistola:

E lembrou-me das coil guns e vim cá ver se o tópico tinha algo de novo, quero ver se monto outra usando uma destas caixas, deve ficar engraçado  :great: a razão pk queria melhorar a outra era não apanhar choques se tocasse em certos sítios  :'(

Desta vez não vou desistir, tenho cá montes de componentes que na altura não tinha, e mais conheicmento de electrónica, penso que nem dinheiro precisarei de gastar(pelo menos não muito)

Não encontro a foto da coil gun que já tinha feito, vou ver se ainda está no cartão de memório, mas o mais certo é estar noutro HDD que tenho por aí...

Cumps.

Peço a um moderador que mova este tópico para projectos em desenvolvimento
« Última modificação: Julho 30, 2010, 14:15:18 por NE555 »

Offline southafrikanse

• Moderador Global
  • Esforço, Dedicação, Devoção e Glória
    • Eurico Leite - Personal Blog
« Responder #34 em: Julho 30, 2010, 18:19:20 »
Peço a um moderador que mova este tópico para projectos em desenvolvimento

Feito :D

Offline Manuel dois

• Socket
  • **
« Responder #35 em: Julho 31, 2010, 22:19:16 »
Ahhhh eu desisti. Por agora.

Tive a fazer contas e aprecebi-me do quão impossivél é fazer uma coilgun portátil capaz.
 Um tiro de ak-47 tem 2 kJ, uma glock tem 400 J; ou seja, para ter uma boa cadencia de fogo ia precisar de muiiiiitas pilhas. Depois armazenar é o mesmo problema; o interrupetor; a desmagnetização do projectil no disparo, que me desmagetiza imanes novos tornando-os fracos e inuteis; e claro a propria coil com a sua eficiencia de 1%....
Há formas muito mais fáceis de levar um projectil a altas velocidades.

Acho que vou deixar o electromagnetismo de lado agora dado que também não tenho meios para uma pesquisa a sério. Daqui a uns anos, no meu futuro laboratório no apartamento de lisboa, hei-de explorar esse assunto melhor.

Exprimenta usar imanes raros. São imanes com muito mais força que aumentam muito a força do disparo sendo eles a bala, mas cada tiro usa um imane novo.

E lembra-te! Uma bobine perfeita não deve usar potencia nenhuma para manter uma força num objecto parado!

Ah e de velocidades já n me lembro lol. Estou curioso para saber da tua.

Offline Manuel dois

• Socket
  • **
« Responder #36 em: Agosto 06, 2010, 00:35:51 »
Hello NE555? please respond....

Offline NE555

• Cristal
« Responder #37 em: Agosto 06, 2010, 01:17:28 »
É pá, então a primeira que fiz deve ter sido um golpe de sorte, eu a pensar que tinha um banco de condensadores de muita faradez(farads, lol) mas afinal fui vê-lo hj e os condensadores estão em paralelo em vez de série(o que diminui a capacidade...), a bala aterrava a 17 metros da coil gun, e partia garrafas de vidro á queima roupa, só com uma pilha tamanho C de 1.5v...
A coil era pequena, tinha umas 6 ou 7 camadas, e 2 ou 3 cm de comprimento, esta que agora quero fazer terá mais que uma coil, mas se com uma coil já tenho 17 metros de alcance com mais umas poderei chegar a mais, isso se não foi só sorte de principiante...

Tinhas coil de que tamanho, com que grossura de fio de cobre? eu tinha um fio bem grosso.

Offline gadelhas

• Moderador Global
« Responder #38 em: Agosto 06, 2010, 14:24:22 »
".......mas afinal fui vê-lo hj e os condensadores estão em paralelo em vez de série(o que diminui a capacidade...), ......"

Errado, os condensadores em paralelo, somam-se as capacidades, em série é que diminui a capacidade, feito uma analogia, é o inverso das resistências, que em série aumenta a resistência e em paralelo diminui.
Abraço
Gadelhas

Offline Manuel dois

• Socket
  • **
« Responder #39 em: Agosto 07, 2010, 00:38:22 »
Mas afinal diz lá quanta capacidade e que tensão neles tinhas e quanto tempo demorava a carregar e de que tamanho era o total da coilgun.
Eu exprimei várias coils o resultado foi sempre parecido! Quer sejam pequenas grandes fio fino ou grosso parece que o prego ia sempre bater com a mesma força...
A capacidade de partir garrafas tmb depende da area da ponta do projectil, e para parti-las a só 17 metros mais vale a pena atirar a própria arma  ;)

Offline NE555

• Cristal
« Responder #40 em: Agosto 07, 2010, 12:09:33 »
Errado, os condensadores em paralelo, somam-se as capacidades, em série é que diminui a capacidade, feito uma analogia, é o inverso das resistências, que em série aumenta a resistência e em paralelo diminui.

Lol, e Eu a pensar que tinha ganho conhecimento xD parece ter sido só uma confusão.

Capacidade = 960uF
Tensão dos condensadores = 330v
Carregáva-os com +-300v

demorava 1 minuto a carregar.

as garrafas só partia mesmo perto, mas a 17 metros deitava a baixo... se desse um "tiro" na mão deixava marca, não era fraca...
O projectil era só varão roscado(aço) de 6mm de diametro e 10mm de comprimento, não afiei a ponta, ah, e parafusos  não funcionam tão bem, quando punha parafusos na coil gun iam tipo 2 metros, enquanto que o varão roscado chegava aos 17, não sei porque, mas lá que é muito melhor é...
« Última modificação: Agosto 07, 2010, 12:11:52 por NE555 »